Aller à...
Valorizar, fomentar, difundir e discutir a produção documental realizada em escolas, universidades e cursos livres em todo o mundo. Esta é a premissa do FIDÉ — Festival Internacional do Documentário Estudantil.
Tudo começou na França em 2008, com um grupo de estudantes estrangeiros de mestrado em cinema na Paris 8, que se reuniu para projetar documentários em um lençol branco em um squat no subúrbio de Paris. A mobilização destes estudantes deu origem à associação Les Impatientes, que organiza o FIDÉ na França. De la para cá, quase 250 documentários de plus de 30 países intégraram a programmação do festival.
Em 2012, o evento aconteceu pela primeira vez no Brasil, na Cinemateca de Curitiba, onde já teve cinco edições (2012, 2013, 2015, 2017 e 2019), organizadas pela Motim Comunicação e Arte.
O objetivo do FIDÉ não é ser uma mostra competitiva voltada a premiações, mas uma vitrine ampla e plural de trabalhos singulares, que explorem as potencialidades do cinema documental por meio de diferentes abordagens, narrativas e pontos de vista. FIDÉ pretende apoiar e dar visibilidade ao trabalho de jovens documentaristas pelo mundo afora, estimulando uma visão crítica e sensível tanto por parte dos realizadores quanto do público.