A Mostra Universitária de Cinema e Audiovisual (MUCA), é uma mostra dedicada a exibir e premiar obras realizadas por estudantes de todas as áreas ligadas ao audiovisual. O evento, que acontece na cidade de São Paulo, é um espaço de troca, exibição e estreia de produções audiovisuais universitárias.
Realizado na universidade Anhembi Morumbi por professores e alunos da instituição.
Quem pode participar?
Estudantes de graduação e pós-graduação de todos os cursos e universidades do Brasil e do mundo.
Como se inscrever?
As inscrições para o MUCA são gratuitas e podem ser feitas online através do site Festhome.
Objetivo
A MUCA tem como objetivo incentivar a produção audiovisual universitária, revelar novos talentos do cinema brasileiro e promover o intercâmbio de ideias e experiências entre estudantes de todo o país.
Sessões dedicadas
A MUCA terá sessões dedicadas para a exibição de curtas-metragens, videoclipes e nanofilmes.
Curta-metragens
Serão exibidos curtas-metragens de todos os gêneros, como ficção, documentário, animação, ensaio e experimental. Os filmes devem ter no máximo 25 minutos de duração.
Videoclipes
Serão exibidos videoclipes de todos os gêneros musicais. Os vídeos devem ter no máximo 5 minutos de duração.
Consulte a programação
Para saber os horários e locais de exibição de cada filme, consulte a programação completa do MUCA no site oficial do festival.
Histórico da mostra:
A Mostra Universitária de Cinema e Audiovisual (MUCA), é uma mostra dedicada a exibir e premiar obras realizadas por estudantes de todas as áreas ligadas ao audiovisual. O evento, que em 2025 aconteceu no Circuito SPCINE e na na Universidade Anhembi Morumbi, se construiu como um espaço de troca, exibição e estreia de produções audiovisuais universitárias do Brasil e do Mundo.
Em 2025 a MUCA recebeu quase 400 obras nacionais de todo o país, com estudantes representando mais de cerca de 70 instituições de ensino, com inscritos das 5 regiões brasileiras.
As inscrições internacionais contaram com participantes de cerca de 10 países. Entre eles: Espanha, Argentina, Colômbia, Canadá, Irã e Coréia do Sul.
O Festival Internacional de Cinema de Zagora nasceu de um profundo desejo de criar um espaço genuíno de intercâmbio cultural, permitindo que cineastas de todo o mundo mergulhem nas culturas saariana e amazigh — uma cultura viva e multidimensional que abrange cinema, música, artes da vida diária, culinária local, espírito comunitário, natureza e valores de generosidade e hospitalidade.
Chegar a Zagora é uma experiência única para diretores e convidados, onde o encontro vai além da exibição de filmes e inclui a interação humana e cultural direta com o lugar e seu povo, em um contexto que respeita as tradições locais e celebra a diversidade.
O festival abrange acomodação, refeições e transporte local dentro de Zagora para todos os participantes, garantindo que os cineastas possam mergulhar totalmente na experiência cultural e cinematográfica sem preocupações logísticas.”
Durante o festival, excursões diárias são organizadas para explorar os marcos históricos e culturais da região, incluindo Tamegroute, o Amezrou Kasbah e a histórica Biblioteca Corânica, aprimorando a compreensão dos visitantes sobre o rico contexto cultural que a cidade incorpora.
O festival consiste em duas seções oficiais:
Concurso de documentários
Competição de curtas-metragens (máximo 15 minutos)
Um júri independente é nomeado para cada categoria, composto por figuras cinematográficas e culturais, garantindo uma avaliação justa e especializada para cada tipo de filme.
As exibições acontecem dentro do centro cultural de Zagora, além das exibições ao ar livre no deserto em uma tela grande e especialmente preparada. Essa experiência visual e humana única combina cinema com o ambiente do deserto, oferecendo ao público e aos convidados um momento excepcional de exibição de filmes além dos cinemas tradicionais.
Em Zagora, o cinema se torna uma verdadeira ponte para o diálogo — um espaço onde a criatividade contemporânea encontra a herança viva e onde as imagens se conectam com pessoas e lugares. Participar deste festival não é apenas um marco profissional, mas uma experiência cultural e estética completa que deixa um impacto duradouro na memória e na imaginação, dando aos filmes uma dimensão humana que transcende a tela.
O festival convida todos os cineastas e cineastas a embarcarem nessa aventura artística no coração do deserto, onde as histórias nascem do silêncio e o cinema é contado através da linguagem da terra, da luz e da presença humana.
Depois do sucesso impressionante de nosso primeiro Festival de Cinema de Susquehanna - o primeiro festival desse tipo a ser realizado na histórica Williamsport, Pensilvânia, pelo fundador Tim Yasui (um produtor e distribuidor de filmes de carreira baseado em Hollywood que nasceu e foi criado em Williamsport) - voltamos ainda maiores e melhores em 2026!
Nosso Festival celebrará não apenas filmes internacionais, mas também longas-metragens e curtas-metragens produzidos regionalmente de Williamsport, PA e da região da Grande Pensilvânia. Incentivaremos todos os cineastas e jovens estudantes que também estão estudando cinema a inscreverem seus filmes que, de outra forma, poderiam ser ignorados pelos festivais nacionais. A duração mínima dos filmes é de 20 minutos para curtas-metragens e filmes estudantis e 30 minutos para animação.
O FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA VILLA DE LEDESMA é um evento cultural que busca se tornar o evento mais importante do ano no norte de Salamanca.
O objetivo do Festival é trazer a cena rural para a tela grande e trazer de volta à proeminência as cidades e vilas que desfrutaram de esplendor em tempos passados.
A atual situação rural e a agora conhecida como Espanha Vazia são as principais preocupações do Festival, que se oferece como um meio de comunicação para tornar essas regiões conhecidas e populares novamente, a fim de alcançar uma mudança de tendência.
O Travel Film International Film Festival reúne os melhores filmes de viagens, atividades ao ar livre, natureza e aventura de todo o mundo, criados tanto por profissionais quanto por entusiastas, e ajuda a transmiti-los ao público que fala russo.
Todos os melhores filmes serão exibidos na tela grande durante a cerimônia final solene de 17 a 18 de fevereiro de 2024 em Moscou, Rússia, e poderão lutar pelo prêmio principal e pelo título de “Melhor filme de viagem”. Bem como pelos prêmios nas indicações independentes.
10º “Mundo Cinematográfico de Jaipur”
Inscrever seus filmes
· Longa-metragem
· Curta-metragem de ficção
· Filme documentário
· Filme de animação
· Vídeo musical
· Filme publicitário
· Web-série
Mais detalhes no site- www.jaipurfilmworld.com
Gerenciado por-
KARYAT
Entre em contato conosco-
(M) +91-9983301777
(E) - jaipurfilmworld@gmail.com
(W) - www.jaipurfilmworld.com
El Festival de Cine Curto de Ribadeo es un festival de cortometrajes que nace con el propósito de promocionar los proyectos audiovisuales propios de A Mariña Lucense y, por extensión, las Comunidades de Galicia y Asturias, o que tengan miembros participantes relacionados con dichas zonas. La 4a edición del Festival tendrá lugar en Ribadeo durante la segunda semana de agosto en varias localizaciones de este municipio.
O primeiro MACA Film Festival, com o tema “Shorts in Shorts”, resume a ideia dos microcosmos da sociedade. As histórias selecionadas retratarão narrativas ambientadas em um único ambiente com um trem, uma loja de discos ou um bar de vinhos local - espaços visualmente restritos como um terreno fértil de ideias e discursos culturais. Ele explora nossa jornada coletiva no tempo, onde memórias e aspirações convergem no presente, oferecendo-nos a chance de encontrar novos significados em debates antigos e imaginar caminhos alternativos a seguir.
CineBH - Festival Internacional de Cinema de Belo Horizonte idealizado para desvendar a nova cadeia produtiva audiovisual nacional e internacional, estabelecer conexão com a produção audiovisual da Grande-BH, exibir e fazer pontes e intercâmbio com a produção latino-americana e contextualizar o mercado audiovisual – perfil, possibilidades, alternativas e a realidade de exibição no Brasil em intercâmbio com o mundo e com a presença de outros países. É um espaço de formação e reflexão sobre a sustentabilidade do cinema nacional, a sua capacidade de seduzir o público, as possibilidades e viabilidade de coprodução internacional, as tendências, as novas mídias e tecnologias. A programação é gratuita e oferece exibições de filmes nacionais e internacionais – longas, médias e curtas, homenagens, debates, sessões cine-escola, mostrinha de cinema, atrações artísticas. Integra o Cinema sem Fronteiras - programa internacional de audiovisual, idealizado e realizado pela Universo Produção Ltda, que reúne as três mostras anuais diferenciadas e complementares: Mostra de Cinema de Tiradentes; CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto e CineBH - Festival Internacional de Cinema de Belo Horizonte.
Data prevista de realização do evento: 23 a 28 de setembro de 2025
A CINEBH – BH INTERNATIONAL FILM FESTIVAL apresenta filmes brasileiros e internacionais de longa, média e curta duração.
Local de realização: O evento está sendo planejado para ser realizado de maneira híbrida - com sessões e/ou atividades presenciais em Belo Horizonte e online na plataforma do evento cinebh.com.br.
2 – SOBRE O SEGUIMENTO LATINO-AMERICANO DA CINEBH
O segmento latino-americano da CineBH apresenta duas mostras de filmes latino-americanos, relacionadas abaixo, uma competitiva e outra não competitiva, voltadas, em especial, ao cinema de viés autoral, de ambições internacionais, com vistas a um diálogo e a trocas de maior efetividade entre os países de colonização portuguesa e espanhola das Américas, de modo a ampliar as suas redes de repercussão e circulação.
1 - Mostra Território, seção internacional competitiva da programação, composta por até oito longas metragens latino-americanos, preferencialmente inéditos no Brasil*, de realizadores (ras) independentes que estejam dirigindo, individualmente ou em conjunto, até o seu terceiro longa-metragem. O objetivo dessa mostra é estimular e ampliar as discussões, reflexões e dar visibilidade para produções de viés mais autoral, com ambições internacionais com vistas a um diálogo e a trocas de maior efetividade entre os países de colonização portuguesa e espanhola das Américas, de modo a ampliar as suas redes de repercussão e circulação e apostar em profissionais que estão em início de carreira. Os filmes selecionados nessa seção serão avaliados pelo Júri Oficial (formado por profissionais do audiovisual convidados pela organização do evento) que elegerá o melhor longa, a melhor presença humana (atores, atrizes ou personagens de documentários) e irá atribuir um Destaque do Júri (para um aspecto ou área criativa de um filme). Os prêmios serão anunciados no encerramento do evento, 28 de setembro, e o filmes vencedores receberão o TROFÉU HORIZONTE – oficial do evento. O melhor filme eleito pelo Júri Oficial também será agraciado com o um prêmio em dinheiro no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais).
*Será considerado filme inédito aquele que, além de não ter sido lançado comercialmente, não tenha sido exibido em nenhum outro evento, mostra ou festival, em sessões competitivas ou não, no território brasileiro.
2 - Mostra Continente, seção internacional não-competitiva da programação, que apresenta até 12 longas metragens latino-americanos, focada em uma abordagem específica e/ou em filmes já circulados e reverberados em outros festivais internacionais.
O Festival Internacional de Cinema Puerto Madryn MAFICI acontece há 13 anos e é um dos festivais mais importantes da América Latina, que acontece na Patagônia Argentina.
O objetivo do Festival é oferecer a possibilidade de exibir filmes nacionais e estrangeiros, tanto longas-metragens quanto curtas-metragens, e assim gerar um espaço de encontro e difusão do cinema, a partir de um canto da Patagônia Argentina.
O Festival premiará os Primeiros Filmes para cineastas argentinos e estrangeiros, com o prêmio “Baleia Franca Austral”, além dos diferentes prêmios da Seção Oficial em Competição.
O MAFICI propõe, desde o início, premiar e promover os novos diretores do mundo, anunciando sua primeira obra cinematográfica, sendo o único festival argentino com essa peculiaridade única.
Por outro lado, pretendemos incentivar o desenvolvimento da indústria cinematográfica, cuidar do meio ambiente e contribuir para o potencial turístico e cultural de nossa bela cidade de Puerto Madryn.
Bonito CineSur – Festival de Cinema Sul-Americano – 2026
Bonito CineSur – Festival de Cine Sudamericano – 2026
O coração do cinema sul-americano bate em Bonito
El corazón del cine sudamericano late en Bonito
Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai, Venezuela
Argentina, Bolivia, Brasil, Chile, Colombia, Ecuador, Guyana, Guayana Francesa, Paraguay, Perú, Surinam, Uruguay, Venezuela
Exibições competitivas de novos longas-metragens e curtas-metragens sul-americanos realizados entre 2025 e 2026;
Exhibiciones competitivas de nuevos largometrajes y cortometrajes sudamericanos realizados entre 2025 y 2026;
Exibição paralela de filmes de animação infantil sul-americanos;
Exhibición paralela de películas de animación infantil sudamericanas;
Mostra competitiva de filmes de temática ambiental;
Muestra competitiva de películas de temática ambiental;
Mostra competitiva de filmes de Mato Grosso do Sul, com obras realizadas entre 2025 e 2026;
Muestra competitiva de películas de Mato Grosso do Sul, con obras realizadas entre 2025 y 2026;
Premiações, debates e rodadas de discussão voltadas a acordos internacionais;
Premiaciones, debates y mesas de discusión orientadas a acuerdos internacionales;
Oficinas para profissionais, acadêmicos do cinema, do audiovisual e moradores da cidade.
Talleres para profesionales, académicos del cine y del audiovisual, y habitantes de la ciudad;
Intercâmbio com importantes diretores de festivais da América do Sul;
Intercambio con importantes directores de festivales de América del Sur.
LOCAIS | SEDES
Centro de Convenções de Bonito e praças.
Centro de Convenciones de Bonito y plazas públicas.
ECOTURISMO, CULTURA E CINEMA | ECOTURISMO, CULTURA Y CINE
No coração do Brasil, a cidade de Bonito integra o Parque Nacional da Serra da Bodoquena e é um dos mais importantes destinos de ecoturismo do país.
En el corazón de Brasil, la ciudad de Bonito forma parte del Parque Nacional de la Serra da Bodoquena y es uno de los destinos de ecoturismo más importantes del país.
Mato Grosso do Sul faz fronteira com a Bolívia e o Paraguai, de onde recebeu fortes influências culturais que compõem a identidade étnica de seu povo.
Mato Grosso do Sul limita con Bolivia y Paraguay, de donde recibió fuertes influencias culturales que conforman la identidad étnica de su pueblo.
Bonito tem cerca de vinte mil habitantes e, nessa cidade encantadora, há rios de águas cristalinas, cachoeiras, cavernas e algumas das mais belas paisagens do Centro-Oeste brasileiro. Polo cultural de Mato Grosso do Sul, Bonito abriga festivais literários e de jazz, além de um festival de inverno.
Bonito cuenta con cerca de veinte mil habitantes y, en esta encantadora ciudad, hay ríos de aguas cristalinas, cascadas, cavernas y algunos de los paisajes más bellos del Centro-Oeste brasileño. Polo cultural de Mato Grosso do Sul, Bonito alberga festivales literarios y de jazz, además de un festival de invierno.
O Bonito CineSur 2026 – Festival de Cinema Sul-Americano é um espaço de encontro e integração do cinema e do audiovisual sul-americano, apresentando suas produções mais recentes e reunindo profissionais dos países do continente.
El Bonito CineSur 2026 – Festival de Cine Sudamericano es un espacio de encuentro e integración del cine y del audiovisual sudamericano, presentando sus producciones más recientes y reuniendo a profesionales de los países del continente.
Em 2025, sua terceira edição, enriqueceu o calendário cultural da cidade, do país e do continente com a exibição de 63 filmes de 10 países sul-americanos, em 120 horas de programação gratuita.
En 2025, su tercera edición enriqueció el calendario cultural de la ciudad, del país y del continente con la exhibición de 63 películas de 10 países sudamericanos, en 120 horas de programación gratuita.
O Bonito CineSur teve ampla cobertura da imprensa local e nacional com 1.665 notícias, alcançando +619 mil pessoas nas redes sociais. Cresceu em tamanho e relevância com a participação de 60 instituições públicas e privadas, alcançando 9.000 pessoas e fomentando a economia criativa local por meio da contratação de 250 serviços profissionais de produção, equipamentos técnicos, além de hotéis, restaurantes e transporte, gerando renda e visibilidade.
El Bonito CineSur tuvo amplia cobertura en la prensa local y nacional, con 1.665 publicaciones, alcanzando a más de 619 mil personas en las redes sociales. Creció en tamaño y relevancia con la participación de 60 instituciones públicas y privadas, alcanzando a 9.000 personas y fomentando la economía creativa local mediante la contratación de 250 servicios profesionales de producción, equipamientos técnicos, además de hoteles, restaurantes y transporte, generando ingresos y visibilidad.
Em 2026, o Bonito CineSur seguirá ocupando espaços da cidade de Bonito e seguirá consolidando a convergência entre cultura, meio ambiente e turismo, promovendo o intercâmbio cinematográfico sul-americano, destacando questões ambientais e promovendo internacionalmente o destino turístico de Bonito e o nosso querido Brasil.
En 2026, el Bonito CineSur continuará ocupando espacios de la ciudad de Bonito y seguirá consolidando la convergencia entre cultura, medio ambiente y turismo, promoviendo el intercambio cinematográfico sudamericano, destacando las cuestiones ambientales y promoviendo internacionalmente el destino turístico de Bonito y nuestro querido Brasil.
EQUIPE | EQUIPO
NILSON RODRIGUES – Diretor
Produtor dos filmes “O Outro Lado do Paraíso” (2015) e “O Pastor e o Guerrilheiro” (2022). Nilson foi diretor do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (1995, 1997, 1998 e 2011) e também do Festival Internacional de Cinema de Brasília (2012 a 2017), além do Bonito CineSur (2023 a 2026).
Productor de las películas “O Outro Lado do Paraíso” (2015) y “O Pastor e o Guerrilheiro” (2022). Nilson fue director del Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (1995, 1997, 1998 y 2011) y también del Festival Internacional de Cine de Brasília (2012 a 2017), además del Bonito CineSur (2023 a 2026).
ANDREA FREIRE – Coordenadora
Coordenadora do Festival de Inverno de Bonito (2000 a 2006, 2015 e 2016); coordenadora do Festival América do Sul (2004, 2005, 2015 e 2016); coordenadora da Mostra Vídeo Índio Brasil (2009); do curso de produção audiovisual Mídias Contemporâneas Narrativas Populares (2010); diretora, pesquisadora e roteirista da série audiovisual EVOÉ – Histórias Dramáticas em Campo Grande (2021). Coordenadora do Bonito CineSur (2023 a 2026).
Coordinadora del Festival de Invierno de Bonito (2000 a 2006, 2015 y 2016); coordinadora del Festival América do Sul (2004, 2005, 2015 y 2016); coordinadora de la Muestra Vídeo Índio Brasil (2009); del curso de producción audiovisual Mídias Contemporâneas Narrativas Populares (2010); directora, investigadora y guionista de la serie audiovisual EVOÉ – Historias Dramáticas en Campo Grande (2021). Coordinadora del Bonito CineSur (2023 a 2026).
GUSTAVO DE ARRUDA CASTELO (Cegonha) – Coordenador
Produtor cultural, coordenador das Temporadas Populares (1999 a 2002); Diretor-Geral da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (2020 a 2022); Coordenador do Bonito CineSur (2023 a 2026).
Productor cultural, coordinador de Temporadas Populares (1999 a 2002); Director General de la Fundación de Cultura de Mato Grosso do Sul (2020 a 2022); Coordinador del Bonito CineSur (2023 a 2026).
JOSÉ GERALDO COUTO – Curador
Nascido em Jaú (SP), em 1957, é jornalista, tradutor e crítico de cinema. Trabalhou por mais de vinte anos no jornal Folha de S. Paulo e atualmente atua no Instituto Moreira Salles. Traduziu obras de Henry James, Norman Mailer, Truman Capote, Martin Scorsese e Nelson Mandela, entre outros.
Nacido en Jaú (SP) en 1957, es periodista, traductor y crítico de cine. Trabajó durante más de veinte años en el periódico Folha de S. Paulo y actualmente actúa en el Instituto Moreira Salles. Ha traducido obras de Henry James, Norman Mailer, Truman Capote, Martin Scorsese y Nelson Mandela, entre otros.
CECILIA DIEZ – Curadora
Professora universitária, produtora geral do Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata (2021–2023) e do Ventana Sur (2022–2023).
Profesora universitaria, productora general del Festival Internacional de Cine de Mar del Plata (2021–2023) y de Ventana Sur (2022–2023).
RODRIGO FONSECA – Curador
Curador, crítico e pesquisador do cinema brasileiro, conhecido por seu trabalho em curadorias de mostras e festivais de cinema, além de sua atuação como jornalista e professor.
Curador, crítico e investigador del cine brasileño, conocido por su trabajo en curadurías de muestras y festivales de cine, además de su actuación como periodista y profesor.
LUCIANA DRUZINA – Diretora da empresa Druzina Content, onde há mais de quinze anos produz séries, filmes de animação, ficção e games exibidos em mais de cinquenta países, nas mais diversas plataformas e canais. Curadora da programação infantil paralela do Bonito CineSur (2023 a 2026).
Directora de la empresa Druzina Content, donde desde hace más de quince años produce series, películas de animación, ficción y juegos exhibidos en más de cincuenta países, en las más diversas plataformas y canales. Curadora de la programación infantil paralela del Bonito CineSur (2023 a 2026).
ELIS REGINA – Curadora da Mostra de Cinema Ambiental
Jornalista, já atuou como curadora em diversos eventos, como: Mostra Festival Movie Comitiva dos Chefs (2019); Mostra Making Of – O Cinema Está Aqui – Festcine América do Sul (2014); A Imagem do Índio – Vídeo Índio Brasil(2014 e 2015); Festival Comida em Movimento – Cinema e Gastronomia (2023); e no Festival de Cinema Ambiental Sul-Americano do Bonito CineSur (2023 a 2026).
Curadora de la Muestra de Cine Ambiental Periodista, ha actuado como curadora en diversos eventos, tales como: Mostra Festival Movie Comitiva dos Chefs(2019); Mostra Making Of – O Cinema Está Aqui – Festcine América do Sul (2014); A Imagem do Índio – Vídeo Índio Brasil (2014 y 2015); Festival Comida em Movimento – Cine y Gastronomía (2023); y en el Festival de Cine Ambiental Sudamericano del Bonito CineSur (2023 a 2026).
MARCOS PIERRY – Curador da Mostra de Cinema Sul-Mato-Grossense, Jornalista, crítico, curador audiovisual, roteirista, realizador de curtas-metragens e professor de cinema. Mestre pela USP e doutor pela UFMG. Membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Curador da mostra de cinema sul-mato-grossense do Bonito CineSur (2024 e 2026).
Curador de la Muestra de Cine de Mato Grosso do Sul, Periodista, crítico, curador audiovisual, guionista, realizador de cortometrajes y profesor de cine. Máster por la USP y doctor por la UFMG. Miembro de la Asociación Brasileña de Críticos de Cine (Abraccine). Curador de la muestra de cine de Mato Grosso do Sul del Bonito CineSur (2024 y 2026).
BONITO CINESUR – Festival de Cinema Sul-Americano | BONITO CINESUR – Festival de Cine Sudamericano
Produção – Associação Amigos do Cinema e da Cultura – AACIC
Producción – Asociación Amigos del Cine y de la Cultura – AACIC
A Associação Amigos do Cinema e da Cultura – AACIC é uma entidade privada sem fins lucrativos, fundada em 2007, que desenvolve há mais de quinze anos projetos culturais, educacionais e de formação.
La Asociación Amigos del Cine y de la Cultura – AACIC es una entidad privada sin fines de lucro, fundada en 2007, que desarrolla desde hace más de quince años proyectos culturales, educativos y de formación.
A experiência e a capacidade técnica da associação para desenvolver e executar atividades no campo do cinema, bem como nas áreas de formação, educação e cultura em geral, já foram atestadas pela Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa de Brasília e pela Universidade de Brasília.
La experiencia y la capacidad técnica de la asociación para desarrollar y ejecutar actividades en el campo del cine, así como en las áreas de formación, educación y cultura en general, ya han sido acreditadas por la Comisión de Educación, Salud y Cultura de la Cámara Legislativa de Brasília y por la Universidad de Brasília.
Experimente o poder do curta-metragem no 1º Festival Anual de Cinema de Curtas-Metragens DIFF
O Festival Internacional de Cinema de Dallas orgulhosamente apresenta o primeiro DIFF Shorts Film Festival, uma celebração da arte de contar histórias curtas. De 23 a 25 de agosto de 2024, junte-se a nós enquanto vamos além das exibições para promover uma conexão dinâmica entre cineastas, o público e a vibrante comunidade artística de Dallas.
Queremos ouvir sua voz! Os cineastas que participam do DIFF Shorts são incentivados a participar das perguntas e respostas do público e dos painéis de discussão. Também colaboramos ativamente com escolas de ensino médio e universidades da região de Dallas, conectando cineastas com a próxima geração de contadores de histórias.
Vamos encurtar a distância entre a ideia e a tela. Junte-se a nós no DIFF Shorts Film Festival de 23 a 25 de agosto de 2024
Sua jornada cinematográfica o aguarda no DIFF Shorts!
Sobre a Sociedade Cinematográfica de Dallas:
DIFF Shorts: apresentação da DIFF (Dallas Film Society, Inc.), uma organização sem fins lucrativos 501 (c) (3) criada em 2006 “para celebrar os filmes e seu impacto na sociedade; homenagear cineastas e reconhecer suas conquistas e contribuições no aprimoramento da comunidade criativa; fornecer programas educacionais aos estudantes para desenvolver uma melhor compreensão do papel do cinema no mundo de hoje; e promover a cidade de Dallas e seu compromisso com a arte de produção cinematográfica”.
Esse compromisso dos primeiros fundadores com a arte do cinema e com os artistas que são seus criadores continua guiando a organização hoje. Além disso, por meio da curadoria da mais ampla gama de expressões por meio do cinema, o DIFF está comprometido em servir como a plataforma mais poderosa da região para vozes diversas, emergentes e sub-representadas. Ao longo de sua história — antes de DEI ser um acrônimo familiar — o DIFF demonstrou um compromisso consistente em fornecer experiências cinematográficas acessíveis, inclusivas, imersivas, educacionais e divertidas para todos. É a visão do DIFF que, ao promover uma expressão ampla e ponderada por meio do cinema, nossa organização possa ajudar a promover a conexão humana e uma maior apreciação por nossa humanidade comum e nossa rica diversidade.
A Semana do Cinema Latino-Americano acontecerá em cinco dias consecutivos, sediada oficialmente no Centro Cultural San Martín, em Buenos Aires, Argentina, em novembro.
Durante o evento, atividades especiais acompanharão as exibições:
Fórum internacional sobre distribuição e exibição
Debate entre críticos de cinema latino-americanos
Desde 2017, criamos espaços para reuniões e discussões, trabalhando arduamente no desenvolvimento do público. Acreditamos que é importante que nosso público tenha uma boa experiência em cada evento e saia com o desejo de continuar assistindo ao cinema latino-americano.
O PVIFF é hospedado por Gipp. A Museums, Inc. PVIFF atrai mais de 3.000 pessoas todos os anos de todo o mundo. O PVIFF foi criado em 2006 com o nome anterior (Sweet Auburn International Film Festival) e serviu como plataforma de lançamento para muitos cineastas de sucesso e outros artistas da indústria cinematográfica e de entretenimento. Este dinâmico festival internacional de cinema exibe longas-metragens, curtas-metragens, videoclipes, documentários e roteiros de todo o mundo. O PVIFF também oferece atrações de celebridades, workshops inovadores, painéis, festas e muito mais. O PVIFF é um dos eventos cinematográficos mais celebrados por meio de uma programação dinâmica e uma dedicação em ajudar os cineastas a se destacarem em suas carreiras. A marca da PVIFF está enraizada no velho ditado “É preciso uma vila”.
Nossa visão nos permite criar uma atmosfera de vila que oferece oportunidades não apenas para cineastas, mas para proprietários de empresas e entusiastas do cinema. Artistas como ator/diretor, Mario Van Peebles, atriz, Ruby Dee, diretor/escritor Rob Hardy da Rain Forest Films, ator/comediante, Anthony Anderson, produtor, Roger Bobb, ex-Tyler Perry Studios, diretor, Malcolm Lee, diretor de elenco, Alpha Tyler, ex-Tyler, ex-Tyler, diretor de elenco, Kim Hardin, produtor vencedor do Emmy, Dean Hargrove, diretor de elenco e produtor, Reuben Cannon, ex-Tyler Perry Studios, autor de best-sellers Omar Tyree, ator, Bill Nunn, diretor, Kenny Leon, Humanitário, Afeni Shakur e muito mais, tudo participou de vários aspectos do PVIFF ao longo dos anos. Em 2006, durante o primeiro ano do PVIFF, o curta-metragem vencedor “Binta & The Great Idea” foi indicado ao Oscar e vários outros projetos também receberam elogios fenomenais ao longo dos anos. Com o aumento da exposição, a assistência da comunidade cinematográfica e empresarial PVIFF continuará a ajudar a criar oportunidades e realizar sonhos nas próximas décadas.
A chamada do ZAFIC Festival 2025 terá 6 linhas de desenvolvimento que serão chamadas de “Cápsulas”, voltadas para 5 indústrias diferentes com o objetivo de articular cinematografia e audiovisual, com novos criadores e gestores culturais.
As cápsulas que serão desenvolvidas na chamada são:
1. Cápsula cinematográfica.
2. Cápsula musical.
3. Cápsula literária.
4. cápsula gastronômica.
5. Cápsula de dança.
6. Festival do Mercado da Cápsula
Da mesma forma, categorias diferentes são detalhadas em cada cápsula que detalham diversos interesses, gêneros e formatos de criação, bem como seus requisitos e quem pode participar.
Esses projetos podem vir de qualquer país ou região e devem ser originalmente desenvolvidos, legendados ou dobrados para o idioma espanhol.
MAC MARÍN - Atlantic Films & New Media é um espaço emergente que visa promover o cinema independente e a criação audiovisual ao mesmo tempo em que homenageia o talento local, valorizando a identidade de Marin Town e suas paróquias cercadas, localizadas em um dos cantos mais bonitos da Galiza, no noroeste da Espanha, na Europa.
Nosso principal objetivo é conectar os novos cineastas galegos ao bairro, bem como buscar uma conexão entre criadores locais e comunidades audiovisuais internacionais. Prestamos atenção especial àqueles que têm trabalhado com os valores europeus por meio da mídia e do cinema.
Você escolheu filmar. Escolhi montar uma obra de arte visual, se assim podemos dizer. Hoje, quando qualquer pessoa com uma câmera pode, em teoria, fazer um filme... como você fará seu curta-metragem se destacar? O que você pretende fazer com seu filme é o objetivo do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Bengaluru. Nós seremos o que você criar.
Depois do tremendo sucesso que foi o BISFF 2024, estamos prontos para sediar a 15ª edição. Assim como todos os anos, essa é uma tentativa de entender um pouco melhor o meio e ir um pouco mais longe na invenção de novas formas de contar histórias como cineastas.
Este ano, o Festival será uma versão HÍBRIDA, com exibições online e locais. As exibições on-line serão apenas para geografia indiana
O festival exibe curtas-metragens de todo o mundo, criando um espaço físico para uma ótima experiência do público e reunindo um público interessado para os cineastas. O BISFF também exibe obras de mestres anteriores que se interessaram pela produção de curtas-metragens que hoje são vistas como uma forma de arte que precisa de uma abordagem única. Além disso, o festival apresenta palestras e painéis de discussão com os principais pensadores e profissionais do setor, permitindo que criadores iniciantes interajam com os melhores do setor. O BISFF também inclui experiências práticas de aprendizado em workshops e demonstrações de profissionais, reunindo uma experiência exclusiva para o público e talvez um espaço para os fabricantes encontrarem o que estão procurando.
O Festival Internacional de Documentários de Bogotá (MIDBO), organizado pela Associação de Documentários da Colômbia ALADOS, é um evento especializado em cinema de não ficção que nos últimos 26 anos se consolidou na Colômbia e na América Latina como um espaço fundamental de exibição, diálogo e reflexão sobre o audiovisual não ficcional.
Em relação ao 27 MIDBO, gostaríamos de convidar cineastas e produtores locais e ibero-americanos a inscreverem seus trabalhos audiovisuais para nossa chamada de filmes de 2025 e a participarem dos diversos espaços formativos e de debate que acontecerão virtualmente e presencialmente durante todo o festival.
27 MIDBOX
Este ano, a 27ª edição do MIDBO acontecerá de 29 de outubro a 7 de novembro em Bogotá, Colômbia. Durante o ano, o MIDBO exibirá vários filmes em diferentes regiões do país e manterá o slot MIDBO-ALADOS Tuesday em diferentes cinemas aliados.
Após 26 edições, o MIDBO continua trabalhando para sediar um evento que promova a crença e a confiança na reflexão sobre a produção de documentários e as diversas abordagens para retratar a realidade. Nosso principal interesse está em explorar as inúmeras maneiras de capturar o mundo. Comprometidos em desvendar as complexidades de uma realidade que nos supera, nos esforçamos todos os anos para criar um espaço ideal para o engajamento coletivo com a produção de documentários.
Em 2025, continuamos dedicados a promover a criatividade e reconhecer os esforços dos cineastas. Assim, apresentaremos duas seções competitivas: uma nacional e outra ibero-americana. Nessas seções, apresentaremos prêmios para o Melhor Documentário Nacional, abrangendo curtas-metragens e longas-metragens, e o Melhor Documentário Ibero-Americano, com foco em filmes com mais de 60 minutos de duração produzidos na Ibero-América. O júri de cada competição será anunciado um mês antes do evento e será composto por três (3) artistas, cineastas, escritores, críticos ou gestores culturais da Colômbia e de todo o mundo.
SESSÃO DE VERÃO 2025
Você está pronto para levar sua carreira de cineasta ou roteirista para o próximo nível? O Emerging Talent Film Festival é a plataforma perfeita! Este evento foi projetado especificamente para reconhecer e mostrar o trabalho de artistas ambiciosos e talentosos como você.
Com exibições ao vivo e vários prêmios em várias categorias, o Emerging Talent Film Festival é imperdível.
Desde 2016, a NRFF tem se dedicado a apresentar cineastas e roteiristas promissores a produtores e profissionais do setor para ajudá-los a progredir em suas carreiras. Além disso, graças à generosidade do patrono do festival, o NRFF London concedeu mais de 5.000 libras em prêmios em dinheiro a talentos emergentes desde 2021. Esta é sua chance de se juntar às fileiras de artistas talentosos comprometidos em produzir trabalhos empolgantes e inovadores no mundo do cinema e da TV. Não perca!
Por que você deve se inscrever?
Prepare-se para uma excelente oportunidade de mostrar seu talento e ser reconhecido por seu trabalho! Inscrever seu filme ou roteiro para o Emerging Talent Film Festival e você poderá ganhar prêmios de prestígio, incluindo finalista, seleção oficial e vencedor. Esses selos de aprovação podem abrir portas para outros festivais e oportunidades de marketing, ajudando você a iniciar sua carreira como cineasta ou roteirista.
Alguns dos filmes terão a chance de serem exibidos no evento de cinema ao vivo do festival, dando a você a oportunidade de mostrar seu talento para um público mais amplo e obter uma exposição valiosa.
Como funciona o processo de inscrição?
• Não limite sua criatividade, inscreva-se em qualquer uma de nossas PRINCIPAIS CATEGORIAS ou SUBCATEGORIAS que falem com você!
• Todas as inscrições serão analisadas por nossa equipe, e as melhores serão vencedoras e convidadas a participar do New Renaissance Film Festival em Londres 2025
• Menções honrosas para os filmes que não são vencedores, mas se destacam por direito próprio.
Resenhas:
“O festival de Jan e Massi é ferozmente dedicado a promover o mais alto calibre do cinema independente da atualidade. O compromisso deles em defender cineastas em quem eles acreditam é incomparável em minha experiência. Fiz amigos e potencialmente colaboradores para toda a vida. Tenho o privilégio de ter feito parte desse festival inspirador e transformador.” (Zoë Greenbaum, vencedora de talentos emergentes)
“Sinceramente, não consigo elogiar esse festival o suficiente! Jan e Massimo são dois dos melhores e mais apaixonados diretores de festivais que eu já conheci. Públicos brilhantes que realmente querem estar presentes, um cinema incrível e um networking brilhante por toda parte. Não estou sozinho ao dizer que esse festival provavelmente mudou minha carreira! Obrigado!” (Nicholas Connor, vencedor de talentos emergentes)
“É um festival brilhante. Uma à qual continuarei a me inscrever ao longo da minha carreira cinematográfica.” (Chris Overton, vencedor do Oscar)
“Este festival é incrível - seu foco está no cineasta e em destacar o talento original, seja ele novo ou emergente, e a forma artística de fazer filmes.” (Reneque Samuels, finalista de talentos emergentes)
“O NRFF é um ótimo festival com uma adorável comunidade cinematográfica. Estou honrado por ter ganhado o prêmio Emerging Talent e fazer conexões com cineastas talentosos na minha exibição e na noite da premiação.” (Michelle Jones, vencedora de talentos emergentes)
“Este foi meu primeiro festival de cinema presencial e eles fizeram um trabalho incrível! Muito obrigado por premiar meu roteiro curto com o melhor roteiro de jovens talentos. Isso significa muito! Este é definitivamente um festival de cinema para se inscrever.!” (Niamh Dann)
“Jan e Massimo apresentam um evento que me deixa, como cineasta, orgulhoso de ter sido selecionado. O “olho” deles é exatamente o que você quer em seu filme. Eles “veem” o que você quer dizer e valorizam uma história bem contada. Eles me inspiram.” (Stephen Mills, vencedor)
“Que força cinematográfica única e poderosa é essa! Sempre um ótimo local e sempre capacitando o cineasta independente! Obrigado pelo nosso prêmio por 'Swivel' e por tudo que você faz para incentivar artistas, comunidade e filmes a serem tudo o que somos!” (Lois Norman, vencedora)