O Penitente Film Fest é o primeiro festival boyacense dedicado ao cinema de gênero, com ênfase em ficção científica, fantasia e terror. Foi criado como uma alternativa aos festivais existentes no departamento e no país, cujo foco não é tão particular. Da organização, acreditamos que o gênero cinema continua em vigor, com a mesma capacidade de nos surpreender, admirar e perturbar, enquanto transversal ou paralelo oferece novas formas de interpretar e moldar nossa realidade e a de cineastas de todo o mundo.
Começamos uma jornada em direção a universos desconhecidos. O Penitente Film Fest anuncia sua primeira chamada, que acontecerá de 21 de abril a 15 de julho de 2023.
Festival de cine sobre derechos humanos de HUMANO, se lleva a cabo en Tijuana Baja California México en septiembre 2020, con programaciones antes y despues del Festival en las ciudades de Ensenada b.c, Tecate b.c, Mexicali b.c., San Diego ca.
El Festival de Cine Humano es el primero en promover y reconocer a los creadores que abordan temas relacionados con los Derechos Humanos en México. en esta segunda edición y debido a la pandemia covid-19 el festival se adaptará a la competencia única de mediometraje y cortometraje.
HUMANO este año da la bienvenida a las producciones que hablan de historias de humanos que experimentan violaciones a sus derechos, el abuso a nuestro planeta y animales.
Programa Covid-19, da la bienvenida a producciones en cualquier formato que hablen del aislamiento, soledad, abuso y cualquier otro tema relacionado con la situacion de la pandemia.
HUMANO, al lanzar una amplia red, incluye producciones que examinan los derechos de: acceso a nuestro planeta, grupos étnicos, acceso y equidad en la educación, acceso a la salud, desigualdad de género, desafíos migratorios, racismo, xenofobia, misoginia, homofobia, depresion, accesos a atención médica y cualquier tipo de abuso durante la pandemia covid-19 y otros obstáculos que impiden una dignidad. Y la vida equilibrada en todo el espectro humano.
HUMANO es una invitación a mostrar a quienes, a través del cine, defienden a quienes no tienen acceso a una vida digna, a un mundo igualitario, a un planeta y un medio ambiente limpios. HOMEM anima a la vieja y nueva generación de artistas a expresarse a través del cine, sin temor a exige igualdad y calidad de vida, luchando a través de su arte por los objetivos de poder vivir como un ser humano digno. A través del poder del cine, HUMANO aprovecha el mensaje visual, permitiendo a los asistentes elevar su conciencia y el diálogo sobre los derechos humanos a un nuevo nivel. Aprovechar tanto las plataformas digitales tradicionales como las vanguardistas del siglo XXI.
Durante 3 dias se realizaran actividades paralelas relacionadas con el Cine en sus diferentes formatos y géneros. Ayudanos a ser parte de la educación en materia de derechos humanos a través del cine.
Atención
Debido a la situacion del covid-19 La inscripción es gratis hasta el dia 7 de mayo.
Del dia 7 al 30 de mayo el costo será $2.00 dólar.
Del dia 30 al 10 Junio $3.00 dollares.
A partir del dia 10 de Junio y hasta el cierre el costo será $5.00 dollares.
El arte con Causa y Responsabilidad Social.
Y a ti que te hace HUMANO?
O Brooklyn SciFi Film Festival tem a missão de trazer os melhores filmes independentes e SciFi para um dos centros mais inovadores e criativos do mundo: Brooklyn. Este emocionante festival de cinema de uma semana contará com obras de algumas das mentes mais dinâmicas do gênero. Nosso painel de juízes selecionará novamente os melhores filmes para reconhecimento e exibição ao vivo, e todas as seleções estarão disponíveis para transmitir online com um passe de festival.
Todos os anos nos últimos 16 anos, durante 5 dias em Evreux (Normandie), o Festival Internacional de Cinema de Educação oferece uma ampla seleção de curtas-metragens, médias e longas-metragens, seja ficção, animação ou documentários.
Filmes de “Educação”?
Os filmes selecionados, através do olhar de seus diretores, abordam os grandes temas da Educação,
Infância e Juventude, transmissão cultural e intergeracional, luta contra todos os tipos de discriminação, através de diferentes histórias e caminhos seguidos por crianças, jovens e adultos. Esses filmes de ficção, filmes de animação ou documentários, de qualquer formato, visam um público amplo, pais, educadores, gerentes associativos, políticos ou comunidades locais, e cada cidadão.
Serão premiados filmes curtos e completos nos quais tópicos relacionados à violação, defesa ou promoção dos Direitos Humanos e divulgam experiências alternativas de mudança são abordados.
Curtas-metragens com até 60 minutos de duração e longas-metragens de 61 minutos são considerados.
O objetivo do Festival é mergulhar o público na Sétima Arte, por isso apoia e difunde os filmes locais e nacionais, exibindo a obra em um ambiente íntimo, com o objetivo de motivar os artistas a produzirem filmes, envolvendo-os na arte e na cultura que faz com que o México e Outstading país.
O Festival Internacional de Curtas-Metragens Intergeracionais sobre Idosos (FICMA) nasceu dentro da Federação de Associações de Idosos de Salamanca (FAMASA) com o objetivo de oferecer uma oferta cultural que contribua para melhorar a qualidade de vida dos idosos, mesmo com dependência ou disfunções, aproximando-os de uma cidadania plena e oferecendo o patrimônio cultural do qual são protagonistas. É comemorado todos os anos entre setembro e outubro desde 2016 na cidade de Salamanca, sendo um encontro de cultura intergeracional
O Festival se apresenta como um local de debate e discurso para questões como: Como o cinema tem tratado a velhice? A reflexão do papel dos idosos nas relações familiares, sentimentais, emocionais e sociais. As consequências positivas ou negativas do cinema em estereótipos e crenças sobre o idoso, mesmo que trate da mesma forma homens e mulheres.
A importância de dignificar as relações intergeracionais entre jovens e idosos tornou-se vital para encontrar caminhos para um futuro melhor.
OBJETIVOS
O objetivo da FICMA é fazer com que as pessoas de Salamanca estejam mais próximas do cinema a partir de uma perspectiva de terceira idade. Este festival é uma oportunidade de ouro para oferecer uma festa de cinema à cidade e uma visão ativa e positiva dessa parte da população.
O festival tem como objetivo mostrar a parte positiva dos idosos e reforçar as relações intergeracionais.
AZYL SHORTS é um evento único na Eslováquia e na Europa Central. Criamos um espaço para apresentar os autores de curtas-metragens e videoclipes. Nosso principal objetivo não é apenas preparar cuidadosamente a competição em si, mas criar uma plataforma que garanta a promoção dos artistas tanto para o público profissional quanto para o público em geral.
Teremos o maior prazer em convidá-lo para nosso evento de quatro dias em Banská Bystrica, em outubro de 2026.
Temos 3 categorias competitivas:
- Filmes de 1 minuto
- Filmes de 5 minutos
- Vídeos musicais
O programa inclui a exibição não apenas das seções competitivas, mas também dos melhores curtas-metragens do Oscar, Cannes, Berlinale... e outros festivais de prestígio. Também compilou curatoriamente seleções de nossos jurados de países V4 no Cinema do Museu SNP (Museu da Revolta Nacional Eslovaca). Traremos muitas outras seções de curtas-metragens que são especificadas geograficamente ou focadas em temas, como a seleção ucraniana de curtas-metragens animados da velha escola, etc.
Em nosso programa, você também pode encontrar ótimos eventos paralelos - masterclasses, discussões, oficinas de cinema para jovens cineastas e, claro, noites fora do programa, como shows, festas e questionários de filmes.
Os melhores filmes do festival serão apresentados não apenas na Eslováquia, mas também em diferentes partes do mundo, como Hungria, Polônia ou República Tcheca, onde os espectadores poderão ver os filmes mais bem classificados do ano atual — The Best of AZYL 2026.
Festival de Cinema Inclusivo e Diversidade SECINDI
O objetivo da SECINDI com esta Competição de Curtas-Metragens, incluída no Festival de Cinema Inclusivo e Diversidade, é incentivar e premiar os melhores curtas-metragens nacionais e internacionais para dar visibilidade a filmes cujo tema está ligado de alguma forma à diversidade funcional e à inclusão para torná-los acessíveis a todas as pessoas.
O Festival Internacional de Documentários ao Ar Livre da China(OUTDOCS)cumpriu seu objetivo de registrar e respeitar a magnífica paisagem natural e o espírito indomável dos seres humanos. Com filmes como veiculadora, a OUTDOCS promove um estilo de vida positivo para o público e inspira a criatividade da vida; com os filmes como potência, ela compartilha e desenvolve o desenvolvimento de espírito esportivo, aventura e exploração, cultura ao ar livre e esportes na China. Para premiar excelentes filmes ao ar livre e suas contribuições artísticas e culturais, crie um planalto de valor humanístico para documentários sobre aventuras ao ar livre, esportes, viagens e humanidades, proteção ambiental e conservação da vida selvagem. Início da competição e sessão de exibição do Prêmio OUTDOCS. Estamos convocando inscrições em todo o mundo.
The Central American Film Festival in Vienna has become a firmly rooted tradition, establishing itself as a key cultural event in the city.
Vienna, recognized as one of the world’s most important cultural hubs, provides an ideal and prestigious platform to showcase the increasingly innovative and notable productions emerging from the Central American region.
This year, the festival returns from November 17 to 22, 2025, with the hope of once again welcoming our loyal audience, who will have the opportunity to enjoy the latest and most outstanding works of Central American cinema.
The program includes the categories of Feature Film, Short Film, Documentary, and Animation, along with several non-competitive parallel sections, including: “Pioneers of Central American Cinema,” “Works in Progress,” “Guest Film,” “Bonus Films,” and “Latin American View,” the latter dedicated to works portraying contemporary life in Latin America. All details are specified in the official festival regulations.
Le Festival du Cinéma d’Amérique centrale à Vienne est devenu une tradition solidement ancrée, s’imposant comme un événement culturel de référence dans la ville.
Vienne, reconnue comme l’un des centres culturels les plus importants au monde, offre une scène idéale et prestigieuse pour mettre en lumière les productions de plus en plus innovantes et remarquables provenant de la région centraméricaine.
Cette année, le festival revient du 17 au 22 novembre 2025, dans l’espoir d’accueillir à nouveau notre fidèle public, qui pourra découvrir le meilleur et le plus récent du septième art centraméricain.
Le programme comprend les catégories Long-métrage, Court-métrage, Documentaire et Animation, ainsi que plusieurs sections parallèles non compétitives, parmi lesquelles : « Pionniers du Cinéma Centraméricain », « Œuvres en Cours », « Film Invité », « Bonus Films » et « Regard Latino-Américain », cette dernière consacrée aux œuvres qui dépeignent la vie contemporaine en Amérique latine. Tous les détails sont précisés dans le règlement officiel du festival.
O Festival Internacional de Cinema LGBTIAQ+ LesGaiCineMad Madrid é um Festival de Cinema LGTBI+ exibido em países de língua espanhola. A edição inaugural foi realizada em 1996. Com uma audiência estimada de mais de 10.000 espectadores, é um festival bem frequentado por membros da Comunidade de Madri e é coberto pela imprensa espanhola.
CHAMADA PARA INSCRIÇÕES
Festival de Cinema WE CARE sobre questões de deficiência
(wecarefilmfest14@gmail.com)
Prazo: 30 DE NOVEMBRO DE 2024
13 DE JANEIRO DE 2024
Sub: Inscrever seu filme sobre questões de deficiência
Prezado senhor/senhora,
A construção da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, a Lei RPD e a Lei Nacional de Confiança, BROTHERHOOD, está convidando curtas-metragens e documentários sobre questões de deficiência de cineastas de todo o mundo para a 20ª edição do Festival de Cinema WE CARE, programado de 13 a 18 de janeiro de 2025 no INOX, Goa.
O Festival de Cinema WE CARE visa aumentar a conscientização sobre questões de deficiência, dissipar equívocos e preconceitos sobre pessoas com deficiência e promover mudanças de atitude e comportamento.
Convidamos você a inscrever seus curtas-metragens, documentários ou longas-metragens (em quatro categorias: até 5, 30, 60 e 120 minutos) para o Festival de Cinema.
Temas do curta-metragem e documentários sobre deficiências de referência, de acordo com a Lei RPD de 2016 e a UNCRPD
1. Práticas e/ou modelos de educação inclusiva/especial
2. Experiências de pessoas com deficiência na busca pela educação
2. Iniciativas de subsistência/geração de renda para e/ou por pessoas com deficiência
4. Modelos de vida independente de pessoas com deficiência
5. Ambiente acessível e sem barreiras - histórias de sucesso e iniciativas
6. Vídeo musical mostrando pessoas com deficiência
7. Desportistas com deficiência - seus triunfos e histórias de sucesso
8. Mostrando talentos/habilidades extraordinários de pessoas com deficiência
9. Tecnologias assistivas e inteligência artificial usadas por pessoas com deficiência em todas as esferas de suas vidas e seu impacto na educação, emprego, mobilidade, etc.
10. Inovação em educação, saúde, emprego, acessibilidades, entretenimento para pessoas com deficiência
12. Iniciativas destinadas a criar conscientização sobre vários problemas de deficiência
13. Reabilitação de pessoas com deficiência
14. Modelos de desenvolvimento sustentável para o bem-estar das pessoas com deficiência em qualquer questão
15. Superar problemas psicos/de saúde mental entre pessoas com deficiência e suas famílias
16. Impacto dos esquemas/iniciativas do governo central/estadual entre pessoas com deficiência
PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO PARTICIPATIVA
Um comitê de pré-estreia selecionará os filmes finais a serem exibidos. A última data para recebimento das inscrições é 30 DE NOVEMBRO DE 2024.
Os organizadores incentivam todos os cineastas (com ou sem qualquer deficiência) a produzir conteúdo audiovisual que esteja em conformidade com todos os padrões e diretrizes de acessibilidade. Para serem considerados para exibição no We Care Film Festival, todos os filmes devem conter legendas e legendas em inglês. Os cineastas também devem fazer filmes com descrições de áudio.
Para obter mais informações e diretrizes completas, consulte os documentos anexos do WE CARE Film Fest:
• Requisitos de Inscrição
• Formulário de inscrição
• Empreendimento do cineasta
Prêmios e prêmios
O Festival Internacional de Cinema Muestra Intergaláctica é um espaço onde as pessoas podem apresentar seus projetos cinematográficos de todos os tipos de gênero.
Tudo começou como um pequeno show local. Devido à resposta das pessoas e graças ao apoio dos patrocinadores, tornou-se um evento com projetos locais, nacionais e internacionais.
A participação no festival aumentou edição após edição, inicialmente com uma função única, no entanto, desde a edição do ano de 2017, datas adicionais foram adicionadas, com um festival de uma semana com curtas-metragens locais, nacionais e internacionais.
Esperamos nesta edição receber mais produções de todo o mundo e, claro, uma maior resposta e satisfação do público, além de compartilhar o trabalho dos cineastas.
Para mais atualizações, siga-nos em
https://www.instagram.com/muestra_intergalactica/
https://www.facebook.com/Muestra.Intergalactica/
10º FESTIVAL DE CINEMA DA UNIVERSIDADE EUREKA 2025
As condições descritas abaixo correspondem aos requisitos propostos pelo EUREKA University Film Festival e sua equipe de programação. O registro e a seleção de peças audiovisuais enviadas pelos estudantes e cineastas que gostariam de fazer parte da programação oficial dependem desses requisitos, bases e condições.
O Festival Universitário de Cinema EUREKA é um evento inicialmente organizado por estudantes da Universidade Jorge Tadeo Lozano de Bogotá e estudantes de diferentes universidades da Colômbia. O festival acontecerá de 14 a 18 de outubro de 2025 na cidade de Bogotá D.C., Colômbia.
A chamada para inscrições estará aberta de 10 de abril a 03 de junho de 2025. A única plataforma que permitiremos receber o material audiovisual será:
https://festhome.com/festival/eureka-festival-universitario-de-cine
Não receberemos curtas-metragens por outros canais, a menos que a plataforma possa apresentar um inconveniente em relação à sua inscrição. Nesse caso, você pode nos enviar os materiais do seu curta-metragem para o seguinte e-mail:
programación.eureka@gmail.com
Os materiais a serem enviados nesses casos são:
-Duas (2) cópias do curta-metragem
· Um (1) no codec ProRes 422, contido como .MOV ou .MP4 com uma resolução mínima de Full HD 1920x1080px.
· Um (1) no codec H.264, contido como .MOV ou .MP4 com uma resolução mínima de full HD de 1920x1080px.
-Legendas em espanhol e inglês em um arquivo.srt.
-Sinopse.
-Arquivo PDF com a ficha técnica.
-Direitos de exibição assinados (link para os direitos: https://drive.google.com/drive/folders/1VxkuXB9We-LX0yikxMDR0pnV7WKFz7j9?usp=sharing)
-Trailer (se disponível).
-Pôster oficial.
-3 fotos.
-Foto do diretor e produtor.
-Arquivo PDF com perfis para diretor e produtor.
-Conta do Instagram do diretor, produtor ou distribuidor de curtas-metragens.
-Vídeo do diretor ou produtor convidando o público a ir ao festival EUREKA e ver seu filme.
Você pode anexar esses materiais através da plataforma de sua preferência, por exemplo: WeTransfer, MyAirbridge, Filemail, etc.
Além disso, a equipe de programação pode solicitar curtas-metragens que considere que deveriam fazer parte da chamada por meio do correio oficial e o festival se reserva o poder de fazer convites diretos para trabalhos excepcionais.
Corti a Ponte é um ótimo pequeno festival na área de Veneza.
Os filmes são exibidos em italiano ou no idioma original com legendas em italiano ou inglês para um público de 3 a 99 anos.
O centro de memória compartilhada para democracia e paz (CMCDP) é uma associação nacional de direitos humanos com extensões internacionais cujos campos de ação são:
- Questões relacionadas à memória e à memória compartilhada como conhecimento e expertise;
- Promover uma cultura de paz, convivência e democracia;
- A luta contra todas as formas de extremismo;
- Defender os direitos humanos e contribuir para a disseminação de sua cultura;
- Questões de identidade e diversidade linguística e cultural.
- A consolidação e o desenvolvimento dos valores da solidariedade e do diálogo construtivo entre povos e nações;
- Apoio a todas as gerações de direitos humanos.
Organiza um festival anual de cinema em Nador, chamado Festival Internacional de Cinema et Mémoire Commune (FICMEC), dedicado ao tema da memória.
Em 2025, o tema da 14ª edição do festival será “A Memória da Paz”.
Enquanto alguns definem a paz como não guerra, outros chegam ao ponto de se opor a todas as formas de violência. Embora os pregadores e emissários da paz estejam constantemente pedindo:
- reconciliação entre beligerantes e belicistas para acabar com as hostilidades ou evitar a agressão e inclinar a balança em favor da inteligência coletiva;
- superar o estigma do passado por meio de um diálogo perspicaz e de relações internacionais harmoniosas;
- a promoção de uma cultura universal de pacifismo por meio, entre outras coisas, da inclusão dos valores de tolerância e fraternidade nos currículos educacionais;
- ratificação unânime das resoluções da ONU;
o ressurgimento de disputas políticas, econômicas, religiosas e doutrinárias ultrapassou a voz da razão, comprometendo as iniciativas de boa fé e mergulhando a comunidade internacional na desordem moral.
A perda de vidas e a devastação causadas por qualquer confronto armado podem ser contadas ou pelo menos estimadas nos períodos do pós-guerra. Quantificáveis, fornecem informações sobre a gravidade dos danos humanos e materiais causados ou sofridos. Mas quem pode determinar com precisão o impacto do trauma psicológico, diagnosticar com precisão as feridas da alma e avaliar meticulosamente as consequências da violência?
As feridas de memória são difíceis de suturar a curto ou médio prazo. Para eliminar o ressentimento, distorcer a vingança e acalmar as consciências atormentadas, seguir o longo e íngreme caminho da reconciliação parece a solução ideal para virar as páginas sangrentas do passado. Memórias, histórias de resiliência, perdão e solidariedade, bem como experiências dolorosas compartilhadas, são a melhor maneira de se livrar da animosidade e abrir caminho para a anistia.
A “Memória da Paz”, um conceito que se concentra nos elementos do passado que exigem apaziguamento e construção de um futuro comum, tem como principais fundamentos a reconciliação e a compreensão mútua, aprendendo com os erros do passado, ancorando a cultura da não-violência na mente das pessoas e, acima de tudo, transmitindo essa memória às gerações futuras por meio da educação, do testemunho e das artes, particularmente do cinema, que é um poderoso vetor de emoção e empatia.
À luz do exposto, serão selecionados filmes que tratem de um dos seguintes temas:
- Reconciliação após guerra ou genocídio.
- Compreensão mútua para superar o ódio e o sofrimento e reconstruir os laços humanos e sociais.
- Perdão e resiliência
- Movimentos pela paz
- Figuras emblemáticas da paz
- Aprendendo com os erros do passado
- difundir os valores da justiça e da tolerância
- Ancorando a cultura da não-violência nas memórias individuais e coletivas
- Iniciativas comunitárias que modelam a paz e a coesão social
- Educação para a paz por meio de abordagens pedagógicas
Como essa lista não é exaustiva, a administração do festival recebe filmes que tratem de outras questões relacionadas à paz.
O FESTIVAL:
O Festival Internacional de Cinema “Cinema Povero” está aberto a todos: cineastas ricos, cineastas pobres de qualquer gênero ou religião são bem-vindos, desde que tenham desenvolvido uma ideia bonita e original com um orçamento limitado.
O Molins Film Festival foi criado em 1973 em Molins de Rei (Barcelona). Em novembro de 2025, realizaremos a 44ª edição.
Conhecido como TerrorMolins, o Festival consiste em seções oficiais de longas-metragens competitivas, seção oficial de curtas-metragens, retrospectivas, documentários, shows ao vivo, workshops, rede/apresentação, projeções para escolas de ensino médio, projeções para crianças... e uma das maratonas de filmes de terror mais antigas do mundo, nossa Maratona de Filmes de Terror de 12 Horas (1973)...
O MHFF - Molins Horror Film Festival é um dos festivais mais antigos dedicados exclusivamente ao terror na Espanha e na Europa. O Festival é membro da Federação Internacional de Festivais de Méliès (MIFF).
O décimo primeiro Festival Internacional de Cinema La Serena (FECILS) é um evento audiovisual competitivo que acontecerá de 22 a 25 de outubro de 2025, na região de Coquimbo. Busca apoiar a produção e disseminação de atividades audiovisuais regionais, nacionais e latino-americanas, contribuindo assim para a descentralização, promovendo o intercâmbio e o treinamento de cineastas e produtores regionais. Por meio dessas ações, a FECILS busca se estabelecer como um evento cultural que, além de gerar espaços de exibição de filmes na região de Coquimbo, se concentra na geração de novos públicos. O FECILS 2025 apresenta um programa de divulgação audiovisual que alcançará vários locais nas comunas da região.