Ir para...
O XVI Festival de Cinema: Infância e Adolescência -2025, é um festival com espaços de circulação e formação audiovisual para crianças, adolescentes e jovens, com exposições, atividades recreativas, oficinas, painéis e discussões, cujo objetivo fundamental é promover Bogotá, como uma cidade pioneira na América Latina em termos de uma infância e adolescência visíveis, protagonistas e cheias de direitos por meio da construção audiovisual.
A participação é gratuita para a exibição e circulação de conteúdo audiovisual. O concurso será realizado de 2 a 6 de setembro de 2025. Crianças e adolescentes terão acesso a um programa audiovisual composto por curtas-metragens nacionais e internacionais de animação e ficção, séries de televisão e a categoria “PRÊMIO FESTICINE”, concedida a audiovisuais feitos por crianças na Colômbia. Eles serão acompanhados por atividades recreativas para refletir sobre o eixo temático: “CULTURA CIDADÃ E MEIO AMBIENTE”.
Somos uma fundação dedicada à promoção e divulgação do filme venezuelano, incentivando assim novos cineastas.
FESTIVAL CURTA CINEMA
33a edição
Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro
17 a 24 de abril de 2024
Rio de Janeiro – RJ - Brasil
O FESTIVAL CURTA CINEMA - Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – é exclusivamente dedicado à exibição e à promoção de obras audiovisuais de curta-metragem. O Festival exibe trabalhos finalizados em suportes digitais, com duração máxima de 30 minutos, e tem caráter competitivo e informativo. A programação do Festival Curta Cinema 33a edição será constituída por: Competição Internacional e Nacional, Panorama Latino-Americano e Carioca, Panorama Infanto-Juvenil e Programas Especiais. O Curta Cinema é um Festival que qualifica os ganhadores do Grande Prêmio da Competição Nacional e Internacional a pleitearem uma indicação ao Oscar, premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos da América. Além da exibição de filmes, o Festival também promove workshops, palestras e debates. As inscrições de filmes para as competições, panoramas e programas especiais são gratuitas.
A data limite para as inscrições de filmes para o Festival Curta Cinema - 33a edição é: 5 de fevereiro de 2024.
Endereço para o envio de correspondências e materiais:
Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema 33a edição
Associação Franco Cultural
Att. Ailton Franco Jr. – Diretor do Festival
Avenida Beira Mar, 242/502 – Centro
Rio de Janeiro – RJ - Brasil – CEP 20021-060
email: programa@curtacinema.com.br (somente para informações)
website: www.curtacinema.com.br
A 14ª edição de 2023 do Festival de Cinema de Palena convida você a inscrever seu curta-metragem, animação ou videoclipe.
O Festival de Cinema de Palena é uma competição de quatro dias que acontecerá em Palena (CH) - Itália, de 10 a 12 de agosto de 2023.
A noite de entrega de prêmios acontecerá no Teatro Aventino “Ettore Maria Margadonna” em Palena, em 12 de agosto de 2023 (21:00, horário local).
Fundado em 2008 pela associação cultural de Palena (Associazione Culturale Palenese) e reconhecido como um dos festivais de curta-metragem mais importantes do mundo, o Festival de Cinema de Palena (anteriormente conhecido como “Premio Cinematografico Palena” desde sua criação há nove anos) recebeu mais de 10.500 curtas-metragens filmes, animações e videoclipes de mais de 125 países dos 5 continentes ao longo dos anos nas últimas nove edições.
O Festival de Cinema de Palena está aberto a qualquer diretor e/ou roteirista, juntamente com produções próprias, feitas recentemente, de todos os tipos de estilos e assuntos.
Cada diretor pode inscrever curtas-metragens, animações ou vídeos musicais (taxa de inscrição para cada projeto).
O tempo de exibição dos filmes não deve exceder 40 minutos (créditos de abertura e encerramento incluídos).
O prazo para envio de inscrições é 30 de junho de 2023 (23:59, horário local).
A taxa de admissão é fixada em €20,00 (EUR) para cada projeto.
O Festival de Cinema de Palena celebra dois representantes eminentes da comunidade de Palena: o roteirista italiano Ettore Maria Margadonna (recebeu uma indicação à Academia) e o Prêmio Nastro d'Argento de Cinema Italiano; trabalhou em “Pão, Amor e Sonhos” de Luigi Comencini com Vittorio De Sica e Gina Lollobrigida;” Pão, amor e ciúme” de Luigi Comencini com Vittorio De Sica e Gina Lollobrigida; “Escândalo em Sorrento” de Dino Risi com Vittorio De Sica, Sophia Loren e Tina Pica; “Pão, amor e Andaluzia” de Javier Setó com Vittorio De Sica, Carmen Sevilla e Vicente Parra; ator em ““O xeique branco” de Federico Fellini com Alberto Sordi e Giulietta Masina) e a cantora e personalidade da televisão americana Perry Como (Prêmio Grammy), conhecida por canções populares como “Magic Moments”, “Papa loves mambo”, “Caterina”, “Here we come A-caroling”, “Está começando a se parecer muito com o Natal “; trabalhou com Frank Sinatra e Dean Martin, também conhecido por programas de televisão populares como “The Perry Como Show” e “The Perry Como's Kraft Music Hall).
Características notáveis do festival incluem:
• mais de 10500 curtas-metragens, animações e vídeos musicais recebidos
• mais de 125 países envolvidos
• todos os 5 continentes envolvidos
• A presidente do júri é a Prof. Marta Fontana
• o júri, indicado pela associação cultural de Palena, é composto por engenheiros, artistas e representantes do mundo da cultura, cinema, artes cênicas e música.
• personalidades/celebridades presentes incluíram, entre os diretores: Giuseppe Marco Albano (Nastro d'Argento e David di Donatello Italian Film Awards), Sydney Sibilia (Ciak d'Oro e Italian Golden Globe Film Awards; trabalhou em “Smetto quando voglio”), Alessia Scarso (trabalhou em “Italo”), Pierluigi Ferrandini (trabalhou com Sergio Rubini), Piero Messina (trabalhou com Paolo Sorrentino e Juliette Binoche), Floria Sigismondi (MTV Video Music Awards, MTV European Awards e prêmios Juno; trabalhou com Katy Perry, Christina Aguilera, Interpol, The White Stripes, David Bowie, Sigur Rós, Sheryl Crow, The Cure, Björk, Muse, Justin Timberlake e Marilyn Manson)
• entre os atores: Raoul Bova (Nastro d'Argento e Italian Golden Globe Film Awards), Alessandro Haber (David di Donatello, Nastro d'Argento e Italian Golden Globe Film Awards), Claudia Pandolfi, Ricky Memphis, Jane Alexander, Alessandro Preziosi, Donatella Rettore, Nino Frassica, Giancarlo Magalli, Corrado Oddi, Enzo Salvi, Toni Bertorelli, Sergio Fiorentini, Gabriele Pignotta, Anna Orso, Lindsay Kemp, Michela Andreozzi, Elisabetta Ferracini, Alessandro Borghi, Giancarlo Ratti
• entre os artistas, músicos e bandas dos videoclipes: Duran Duran, Royksopp, Gnars Barkley, Moby, Rob Thomas, Korn, Modest mouse, Nicky Romero com Nile Rodgers, Offspring, Samuel Beam (Iron and Wine), Subsonica, Nek, Fabio Concato, Dolcenera, Mango com Franco Battipato, Peppato Cimitero di Capri, Teatro degli orrori
• entre os convidados especiais: Randall Paul (ator) (trabalhou em “De olhos bem fechados” de Stanley Kubrick com Tom Cruise, Nicole Kidman e Sydney Pollack; “Quatro casamentos e um funeral” de Mike Newell com Hugh Grant e Andie MacDowell; “Missão Impossível” de Brian De Palma com Tom Cruise, Jon Voight e Jean Reno; “La Verità sta in cielo” de Roberto Faenza com Riccardo Scamarcio, Maya Sansa e Greta Scarano) Giulia Di Quilio (trabalhou em “A grande beleza” de Paolo Sorrentino) Em 2018, ele é um dos protagonistas da comédia Não é verdade, mas eu acredito e também entra como convidado na novela “novela”, interpretando o papel de Clara Fiorito. Mauro John Capece (diretor), Corinna Coroneo (atriz), Corrado Oddi (ator), Prof. Gian Piero Consoli (professor de História e Crítica do Cinema na Universidade G. D'Annunzio de Chieti - Itália), Maurizio Becker (editor e chef das revistas musicais “Classic Rock” e “Vinile”) Sharon Salerni (fotógrafa) Celeste Di Febo (Produtora FASA), Mila Cantagallo (Jornalista Rete 8) Dott.ss Paola Bellarosa (Região de Abruzzo)
O Festival de Cinema de Palena valoriza e promove Palena, seu território e sua vocação cultural que, ao longo dos anos, se identificou por meio desse evento distinto.
A história local, o patrimônio e as composições artísticas se complementam para criar o pano de fundo certo para os meios de expressão visual e musical.
O festival também apresenta uma série de eventos especiais, incluindo workshops de cinema, retrospectivas e exibição de longas-metragens não competitivas, com a participação de toda a cidade, autoridades municipais, turistas e cinéfilos entusiasmados.
O Festival de Cinema de Palena é promovido pela associação cultural de Palena (Associazione Culturale Palenese), pela Região de Abruzzo, pelo Município de Palena, Província de Chieti, pela Câmara de Comércio de Chieti e pela Promoção Turística de Abruzzo.
Saci Produções do Brasil e Yaneramai Films da Bolivia, em parceria com a Fundação Elias Mansour, convoca filmes latinoamericanos para participar da VI Edição do Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira que será realizada na cidade de Rio Branco, no Estado de Acre – Brasil.
Os objetivos do Festival são:
-Contribuir para romper as brechas existentes entre a obra cinematográfica e o público, criadas pela tradicional indústria do cinema
-Promover o diálogo entre o realizador e o público;
-Criar e incentivar a criação de plataformas de exibição em regiões excluídas do circuito de distribuição tradicional;
-Fortalecer as iniciativas de distribuição e exibição alternativas que existem no continente;
-Fortalecer a produção de filmes que não apenas se resumam no olhar do cineasta profissional, mas do público;
-Incentivar a produção e a difusão de filmes de autor com alto conteúdo artístico;
Incentivar a produção e a difusão de filmes de criação coletiva pensadas desde e para as comunidades;
-Formar públicos para a apreciação cinematográfica latino-americana;
-Fomentar o diálogo entre culturas e o encontro intercultural;
-Ser uma ponte de encontro intercultural e intercambio sócio/cultural por meio do cinema entre regiões da Bolívia, Brasil e Peru.
Veterans Film Festival is dedicated to sharing stories that explore real or imagined perspectives, in and out of war.
The Veterans Film Festival (VFF) presents an annual program that showcases the human experience of our serving and ex serving personnel and their families. We also include stories about the influences, impact and the complex situations before, during and after war.
The Veterans’ Film Festival presents a unique annual festival program: feature films and short films, film competitions, spotlights and retrospectives, film and TV previews, special screenings, industry events, networking sessions, discussion panels and other events.
The festival embraces all genres, including:
Action, Adventure, Alternative, Animation, Art, Avantgarde, Biography, Classics, Comedy, Comedy Drama, Crime, Culture, Dance, Dark Comedy, Documentary, Family, Fantastic, Fantasy, Film Noir, Flash, Health, History, Horror, Human Rights, Independent, Kids, LGBTI, Live Action, Medical, Melodrama, Mockumentary, Music Video’s, Mystery, Nature, News, Parody, Postmodern, Realism, Reality, Religion, Road Trip, Romance, Romantic Comedy, Satire, Science Fiction, Silent movie, Social Issues, Spiritual, Surreal, Thriller, Transgender, Underground, Urban, War, Western… and more.
The Veterans Film Festival is curated by a not for profit creative enterprise that engages, entertains and educates audiences by showcasing films made by creatives of all ages, cultures and abilities around the world.
XXVI Mostra Internacional de Curtas-Metragens da Baía de Pasaia, IKUSKA 2024.
O festival tem uma competição internacional de curtas-metragens em 5 exibições e outras sessões paralelas não competitivas relacionadas ao desenvolvimento da coexistência basca e linguística (projeção MINTZAGUN em colaboração com Oarsoaldea euskaltegis), igualdade de gênero (prêmio BEKOZ BEKO em colaboração com a Associação contra a violência de gênero Bekoz Beko), promoção da cultura em Pasaia e arredores, etc.
O CURTA COREMAS – Festival do Audiovisual - é um evento que exibe um amplo painel de produções cinematográficas produzidas no estado da Paraíba e no Brasil, visando incentivar e difundir o cinema estadual, propiciando encontro do público com estas produções, estimulando novas idéias, intercâmbios e gerando reflexões sobre cinema e arte. A programação prevê a realização de oficinas, seminários, exibição de filmes, debates, shows e apresentações culturais.
O CURTA COREMAS será realizado no período de 28 a 31 de julho de 2016, na cidade de Coremas – PB.
FAM Fest International Film Festival 2018
Ayrsley Cinemas
9110 Kings Parade Boulevard
Charlotte, NC 28273
Festival Start Date 08/09/2018
Categories
Animation
Carolina Regional
Challenge
Documentary
Experimental
Faith-Based
Film Feature
Film Short
Music Video
Sci-Fi
Shoot Your Short Screenplay Competition
Student
O Festival Internacional de Cinema é um dos festivais de curta-metragem mais importantes da Argentina. Um evento de cinema Tapiales de importante impacto social e cultural sem fins lucrativos, organizado pela JC OFCT Films, realizada na aldeia de Tapiales, uma cidade pertencente ao La Matanza, localizado na província de Buenos Aires. É também um evento competitivo onde filmes selecionados são projetados para receber o prêmio mais tarde aborígene sob o veredicto dos membros honrados do júri. O evento é realizado sob a premissa de realçar o caráter popular, livre e ao ar livre. Tapiales também propõe atividades paralelas, como espaços de treinamento, palestras e exposições especiais fora da competição.
OIFF is an online international film festival at its first edition. The festival’s main purpose is to create a context where films can compete with each other and receive the vote of the people, with no need of live screening.
FAM Fest International Film Festival 2018
Ayrsley Cinemas
9110 Kings Parade Boulevard
Charlotte, NC 28273
Festival Start Date 08/09/2018
Categories
Animation
Carolina Regional
Challenge
Documentary
Experimental
Faith-Based
Film Feature
Film Short
Music Video
Sci-Fi
Shoot Your Short Screenplay Competition
Student
Attention to all film talents: From 21 November 2017 until 31 January 2018, filmmakers will have the chance to apply for the LET’S CEE Short Film Competition 2018. Not only are two main prizes waiting to be won, moreover, ten finalists will receive an invitation to participate in the second edition of the LET’S CEE Talent Academy in Vienna!
Between 21 November 2017 and 31 January 2018, filmmakers up to the age of 35 from Central and Eastern Europe, the Caucasus region, Turkey and Austria will have the possibility to submit their short films to the Short Film Competition of the LET’S CEE Film Festival 2018.
However, filmmakers of all ages and from all over the world are welcome as well to send in thematically fitting contributions. Due to the festival’s geographical focus on CEE though, these short films will not be included in the main Short Film Competition, but will very well have the chance to win the Audience Award in the Short Film category and be screened at the festival in the section Short Films | Out of Competition. We furthermore cordially encourage international makers of virtual reality films, 3D productions and avant-garde pieces to apply as we will be offering these genres a stage at our festival as well.
The theme of the Short Film Competition 2018 is TOGETHER OR APART.
Great Britain voted for the Brexit last year and in doing so decided against a EU membership; most recently thousands of Catalan people went to the streets demanding independence from Spain; under the presidency of Donald Trump, the USA is seeking to withdraw from the Paris climate protection agreement and renegotiate various other commercial treaties – these are only three of many examples demonstrating the recent shift of the political mood in numerous countries. A growing migratory pressure, an increasing gap between the rich and poor, as well as justified and unsubstantiated fears – of the consequences of digitalisation, of the loss of jobs and stability and of social change – have discredited globalisation and encouraged a comeback of nationalist and isolationist tendencies, which seemed utterly unfathomable only a few years ago. Even on a national scale, societal cohesion appears to be threatened more and more. How does the growing division of society influence both the community and individuals? Will political agitation, hatred, egotism and greed for profit become the new normal? Well, the situation is critical, but not hopeless, neither on an international nor a national level. There are still representatives of the civil society who make no effort to surrender to the threatening eroding solidarity. Fortunately, there are numerous instances proving how people still advocate for the poor and disadvantaged with great optimism, dedication and empathy – people who rather pay attention to what we have in common instead of what keeps us apart.
The competition’s theme, TOGETHER OR APART, may be manifested in the submitted material in various manners and methods. Interpersonal aspects, such as family and relationship dramas, trials and tribulations, moments of success and happiness or the joint overcoming of challenges can be taken into account just as well as social, political, juridical and/or cultural matters. In other words: everything is possible, as long as it touches on the topic and is done well!
An advisory board chaired by the renowned Austrian-Iranian filmmakers Arash T. Riahi and Arman T. Riahi will choose the best contributions from the submissions for the LET’S CEE Short Film Competition. The short films, which will be screened out of competition, will be selected by the Bosnian-Dutch producer Denis Mujović and festival director Magdalena Żelasko.
After the presentation of the participating productions at the festival, an international jury will decide on the winner of the competing short films and, thus, who will be awarded the main prize – 1,500 Euro and a Urania statuette – at the Awards Ceremony in the Urania Cinema on 20 April 2018. The remaining short films presented during the festival will have, without exception, the chance to win the 1,500 Euro Audience Award in the category Short Film.
All filmmakers who will take part in the main Short Film Competition will additionally profit from their participation. At the expense of the festival, one of the involved filmmakers of each short film will be invited as an official guest*) to Vienna in order to present their work. Those persons will, furthermore, have the opportunity to join the second edition of the LET’S CEE Talent Academy.
15 remaining free seats for the Talent Academy will be filled by Out-of-Competition filmmakers. The most important items on the one-week Academy agenda include the attendance of LET’S CEE Master Classes and LET’S CEE Industry Days, the collaborative finalisation of a short film about Vienna, and the once-in-a-lifetime opportunity to pitch a film idea to Raindance film festival director Elliot Grove (and win big!) at the Pitching Competition. Of course, all invited filmmakers will enjoy several Get-togethers, where they can get in touch with successful distributors, directors, producers, actors etc., exchange experiences and new ideas and thus strive to new projects and international collaborations. In order to enable as many filmmakers as possible to visit LET’S CEE and present their work to the festival audience, all participants of the section ‘Short Films | Out of Competition’ will receive free festival accreditations and discounts for the official hotel partner on request.
The Oregon Underground Film Festival, part of the series of festivals online, organized by Clockwork Film Institute, this first edition we show that there is more underground, dirty, forbidden, Cinema of the underworld, giving the most remote parts of the world guerrilla theater, anarchic and subversive.
O Festival de Cinema Feminista Grand Rapids (GRFFF) é uma celebração dedicada a elevar vozes e mostrar talentos de grupos historicamente sub-representados na mídia convencional.
Nossa missão é:
● Conscienciar a falta de representação diversificada na frente e atrás da câmera
● Inspirar e capacitar os criadores de mídia de grupos subrepresentados e marginalizados para se envolverem no cinema como um ato feminista
● Examine a mídia através do cruzamento lentes de gênero, sexualidade, raça, habilidade, classe, idade, etc.
● Cultivar um espaço seguro acolhedor que promova a compreensão transcultural
Agora em seu sexto ano, o GRFFF foi originalmente a ideia do editor independente The Bandit Zine como uma versão cinematográfica de sua revista. O que começou como uma pequena vitrine noturna agora se transformou em um festival que inclui workshops e painéis interativos, performances de artistas locais e filmes exibidos de todo o mundo.
Este ano, o festival será realizado no Teatro Wealthy em Grand Rapids. Estaremos hospedando palestrantes, um drag show e mais de 30 curtas-metragens
Estamos animados para ver o festival crescer ainda mais este ano, e estamos tão felizes por fazer parte da comunidade feminista de Grand Rapids em constante evolução. A
GRFFF é gerida inteiramente por voluntários e é possível através de parcerias comunitárias e patrocinadores.
Purpose- 1936, Memorias del Silencio is created with the aim of promoting through the cinema and colloquies,the peace cultur and another view around the world, regarding the Spanish civil war.
This program responds the intention of dealing with the role of the Spanish civil war from its cultural environment, anthropological and social, with special attention to the role of woman through its evolution.
Lectures and speakers will participate in workshops, discussions, and debates in order to make aware and provoke reflection on some events that a whole sector refuses to talk about. For this reason, we will give priority to the accesible suggestions to people with audible or visual disabilities.
It will be integrated by a retrospective, competition, and colloquies or conferences with specialists.
We encourage the participation of spanish producers and we stimulate the producer’s look from countries with low production or with difficulty to reach our film theaters and specially encouraging the presence of works made by young artists.
“Women’s Director International Film Festival – 2016” (Season - 3)
About WDIFF – The Annual Women's Director International Film Festival (WDIFF) is one of the few international film and arts festivals dedicated to women's. This three-day extravaganza, consisting of indoor and outdoor red carpet film screenings, fashion shows, workshops, and of course Shopping Stalls. It's a celebration of women and all who love women. WDIFF films and screenings are selected and hosted by filmmakers, professors, and other notable figures in the world of film. In addition to exhibiting the next new wave of women filmmakers, the WDIFF also makes time to pay tribute to films by women with historical significance.
In past years festival gains reputation & regarded as among most prestigious festival in India. The festival grows over the years & attracts filmmakers from across the India & across the world.
Mission & Objective - The mission of the Women's Director International Film Festival (WDIFF) is to empower women's artistic vision internationally. With women representing only 7% of filmmakers, we would like to increase the number of women in the industry and support those women who are actively involved by assisting filmmakers and artists with the development of their craft.
Olá,
O coronavírus e a doença Covid-19 mudaram o mundo de tantas maneiras diferentes. Nos últimos dois anos — 2021 e 2022 — tivemos nosso festival online, o que foi uma nova experiência para nós. Tudo correu bem, e em vez de um pequeno público em um local, tínhamos o público em todo o mundo! Esse foi um grande benefício, mas sentimos falta de ter pessoas juntas, falar sobre os filmes e fazer novos amigos.
Devido à incerteza da pandemia, ainda não temos certeza de realizar a 18ª edição do Free Spirit Film Festival (2022) em determinado local como no passado. Se a reunião ainda permanecer como um problema, nós a hospedaremos online novamente.
Se a situação da pandemia mudar, e pudermos realizar o festival em determinado local, anunciaremos quando e onde, uma vez que tivermos os finalizados. Inscrições serão abertas em junho.
Seja seguro!
Atenciosamente,
Lobsang Wangyal
Diretor do Festival
Mencionado em publicações como Vox, Medium ou Backstage, o TMFF foi nomeado pela ShortFilm Connection “provavelmente o festival de cinema mais famoso atualmente na web”. Com quase 3500 FILMES SELECIONADOS até agora e dezenas de milhares de visitas ao site todos os meses, esperamos que através da TMFF você se destaque com seu projeto e obtenha o alcance que precisa e merece! Além disso, além de ser um evento qualificado para o IMDB, todas as seleções oficiais serão automaticamente inseridas em nossa extensa FILM COLLECTION: https://tmff.net/collection/
Mês a mês, nossos juízes (que trabalham na indústria cinematográfica) decidirão quem são os indicados e vencedores do TMFF. Recebemos mais de 13.000 projetos até agora, realizamos mais de 80 edições mensais e premiamos mais de 800 filmes de todo o mundo!
❗ E TENHA ISSO EM MENTE: Não colocaremos a versão completa do seu filme em nosso site se você não quiser. UM TRAILER SERVE.
❓ Perguntas frequentes: https://tmff.net/faq/