Novos nomes, novos gêneros, novas tendências de cinema em uma tela grande no meio da Sibéria!
International Kansk Video Festival (Rússia/Sibéria) não é um festival de cinema convencional. É uma experiência no tempo e no espaço. A pequena cidade siberiana de Kansk, foi encontrada na Internet por acaso e selecionado como seu nome correlaciona com o Festival de Cannes, Kansk na língua russa é pronunciado o mesmo que Cannes.
***************
Desde 2002, nas profundezas da Sibéria, o festival acontece anualmente. Longe do Côte d`Azur para o clima severo de Taiga, 7000 km de Londres, 4500 km de Moscou e 300 km de Krasnoyarsk por 'Irons Road', e da Ferrovia Trans-Sibéria. Em uma área cheia de pessoas siberianas maravilhosas e corajosas, pelmeni, nozes de cedro, até mesmo ônibus que lembram os ônibus antigos da escola de um soviético perdido há muito tempo um lugar cheio de magia.
O festival Kansk Video tem crescido imensamente desde o início de 2002, todos os anos recebe um júri internacional da indústria e das comunidades artísticas, realizando competições internacionais de cinema e video-arte com um programa especial de exibições e um banco de ideias para mais 150 anos dos festivais futuro. O festival promove novos nomes de vídeo e cineastas independentes e intransigentes, novos gêneros, novas tendências de cinema.
A Associação Cultural Sem Fins Lucrativos ACCIONS 3E está convocando e organizando o 29º Festival Internacional de Cinema Ambiental SUNCINE, a ser realizado de 2 a 10 de novembro de 2023.
O SUNCINE, anteriormente conhecido como FICMA, foi realizado pela primeira vez em 1993 e está posicionado como o Festival de Cinema Ambiental mais antigo do mundo; é uma referência em seu gênero.
O SUNCINE é um festival com várias telas (presencial, online e televisionado). Seu objetivo principal é promover, divulgar e divulgar obras audiovisuais ambientais para aumentar a conscientização sobre o estado do meio ambiente, a biodiversidade e a sustentabilidade do planeta.
O Patagonia Eco Film Fest convida cineastas de todo o mundo a participarem do 9º Festival Internacional de Cinema Ambiental da Patagônia, que acontecerá na cidade de Puerto Madryn, Chubut, Argentina, de 5 a 10 de setembro de 2024.
O festival aceitará documentários, filmes de ficção e animação sobre questões ambientais.
GO Film Goiânia Film Festival é um festival de Goiânia GO, que premia curta metragens realizados a partir de 2025 de até 25 minutos.
Além de uma mostra de curta metragens realizados em 24 horas teremos também uma CATEGORIA COMPETITIVA no Multicine Cinemas no Shopping Cidade Jardim em Goiânia.
No B-Retina Festival, queremos nos tornar uma plataforma para filmes B de todos os tipos, desde filmes de guerrilha até obras-primas de culto inclassificáveis; portanto, talentos emergentes, artistas consagrados e personagens difíceis de classificar nos mostrarão como eles entendem e veem o mundo ao nosso redor usando sua criatividade e ousadia.
Durante os dias do festival, nos tornaremos uma vitrine para uma variedade de filmes clássicos, estreias, curtas, webséries, palestras, entrevistas e muitas surpresas.
O festival tem várias seções:
-Competição internacional na seção oficial de LONGAS-METRAGENS
-Competição internacional na seção oficial de CURTAS-METRAGENS
-Retrospectivas
- Shows ao ar livre gratuitos
-Exibições para todos os públicos
-Conversas
A Associação MOONWATCHERS de Cultura Cinematográfica de Statte (Taranto, Itália) organiza o concurso “Moonwatchers Film Festival” para diretores e cineastas de todo o mundo, que produziram seus trabalhos a partir de 1º de janeiro de 2020. O prazo para enviar os filmes está definido para 31 de maio de 2023.
O que é o Festival Zinetika
O Zinetika é um festival multidisciplinar que explora as relações entre dança e artes audiovisuais, corpo e tecnologia, criando juntos em busca de diferentes experiências artísticas. O Festival recebe propostas de filmes de dança, performance, masterclasses e workshops sobre esse tema.
Tudo isso faz da Zinetika uma plataforma para experiências culturais compartilhadas por organizações e criadores de diferentes áreas e origens artísticas, locais e internacionais. O festival é realizado em Pamplona/Iruña, San Sebastian/Donostia e Bilbao/Bilbo.
PRÊMIOS
Melhor Filme Zinetika 2022:500€
Melhor diretor Zinetika 2022:500€
Os filmes que farão parte da Seleção Oficial da Zinetika serão projetados nas três cidades onde o festival acontecerá.
“38Retinas” é um festival anual de cinema temático itinerante que visa levar curtas-metragens de comédia aos municípios da região de El Bierzo que os solicitam
O Festival de Cinema de Montanha de Palma (Maiorca) abre a chamada de inscrições de 2025 para a seção competitiva de curtas-metragens, que visa promover e divulgar curtas-metragens sobre esportes de montanha (montanhismo, expedições, escalada, espeleologia...), natureza montanhosa e etnografia.
Os Encontros de Arqueologia de Narbonnaise visam promover e aprimorar a Arqueologia e as produções audiovisuais dedicadas a ela e aumentar a conscientização de uma ampla gama de público para esses temas.
A XI edição do Festival Internacional de Cinema de Guayaquil será celebrada de 30 de julho a 6 de agosto de 2026 na cidade de Santiago de Guayaquil, Equador. Com exibições em teatros e workshops, fóruns e master classes. A maior experiência cinematográfica da cidade.
O Festival Internacional de Curtas-Metragens Intergeracionais sobre Idosos (FICMA) nasceu dentro da Federação de Associações de Idosos de Salamanca (FAMASA) com o objetivo de oferecer uma oferta cultural que contribua para melhorar a qualidade de vida dos idosos, mesmo com dependência ou disfunções, aproximando-os de uma cidadania plena e oferecendo o patrimônio cultural do qual são protagonistas. É comemorado todos os anos entre setembro e outubro desde 2016 na cidade de Salamanca, sendo um encontro de cultura intergeracional
O Festival se apresenta como um local de debate e discurso para questões como: Como o cinema tem tratado a velhice? A reflexão do papel dos idosos nas relações familiares, sentimentais, emocionais e sociais. As consequências positivas ou negativas do cinema em estereótipos e crenças sobre o idoso, mesmo que trate da mesma forma homens e mulheres.
A importância de dignificar as relações intergeracionais entre jovens e idosos tornou-se vital para encontrar caminhos para um futuro melhor.
OBJETIVOS
O objetivo da FICMA é fazer com que as pessoas de Salamanca estejam mais próximas do cinema a partir de uma perspectiva de terceira idade. Este festival é uma oportunidade de ouro para oferecer uma festa de cinema à cidade e uma visão ativa e positiva dessa parte da população.
O festival tem como objetivo mostrar a parte positiva dos idosos e reforçar as relações intergeracionais.
O 5º Festival Internacional de Documentários do Épiro ou como se tornou conhecido WEST SIDE MONTANHAS DOC FEST começou em 2017 com a sua primeira edição em 2018 e a segunda em 2019 no Município de Karaiskaki de Orini Arta. O principal pensamento e intenção daqueles de nós que estiveram envolvidos na criação do Festival, foi a criação de um importante evento cultural, em uma das áreas mais pobres, mas também mais inacessíveis da Europa. Uma área de incrível beleza natural, que começa a partir de Agrafa e do vale de Acheloos e chega quase a Arta. O festival alcançou completamente seus objetivos e, portanto, sua terceira edição em 2020 foi a que o estabeleceu, que se desenvolveu espacialmente e se espalhou por quase todo o Épiro. Uma propagação que se tornou uma realidade com a participação dos Municípios de Karaiskaki, Central Tzoumerka, North Tzoumerka, Pogoni, Preveza e Arta. O apoio da Sociedade de Diretores Gregos, muitas associações, Irmandades, Federações locais, o Festival Documentário de Salónica, mas também outras organizações contribuíram para isso, com o desenvolvimento mais importante sendo a concessão do Ministério da Cultura para este quarto período.
Assim, podemos nos orgulhar de que em quatro temporadas nosso Festival conseguiu atrair mais de mil filmes de mais de 120 países. E ainda temos muito o que fazer. Finalmente, deve-se notar que com trabalho árduo e recursos mínimos conseguimos tornar o festival amado pelo povo e a cada dia mais, a ser estabelecido como um evento cultural de renome internacional, longe dos grandes centros urbanos. Conseguimos reforçar a visão de que mesmo as áreas mais remotas poderiam se apropriar e integrar a cultura do cinema e, especialmente, os documentários. Conseguimos provar que, por ocasião deste festival, podem ser criadas oportunidades para o desenvolvimento de instituições culturais, bem como turismo alternativo em nosso país. Um lugar que precisa dar um passo em frente e libertar-se do degradado “status” cultural que o assombra e o mantém refém do mau gosto e da comercialização de absolutamente nada.
A Fundação Víctor Grífols i Lucas concede este prêmio a um projeto audiovisual, com a inscrição vencedora recebendo 5000 euros para apoiar a produção da obra finalizada.
O prêmio visa promover a educação, discussão e análise de questões bioéticas com impacto social, por meio de trabalhos voltados para o público em geral.
A associação de afirmação de mídia “MAT” (em texto adicional: A Associação) é uma associação voluntária não governamental e sem fins lucrativos, fundada por um período indefinido devido à afirmação midiática de todos os segmentos sociais por meio da criação de material de áudio e vídeo, artigos de imprensa e criação de apresentações na web. Um dos objetivos da Associação é a organização de festivais que, devido ao seu conteúdo, contribuam para o desenvolvimento da cultura. A partir de 2016. um dos festivais organizados é o festival internacional de curtas-metragens e fotografia, chamado “Short cut”.
A Association for Media Affirmation “Mat”, de Indjija, anunciou uma competição para a nona edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens e Fotografias “Short cut” Indjija 2024. Curtas-metragens, documentários e filmes de animação são exibidos no festival. O festival está aberto a filmes de autores nacionais, bem como a autores de todo o mundo. Os tópicos dos filmes devem estar no campo de: ecologia, turismo e vida. A chamada pública para autores de curtas-metragens vai de 17 a 31 de maio de 2024. Os filmes recebidos são analisados por um comitê de seleção que não considerará filmes que contenham mensagens ou conteúdos ofensivos ou agressivos.
O Festival Internacional de Curtas-Metragens e Fotografia “Short cut” Indjija será realizado em 30 de agosto de 2024. O festival exibe curtas-metragens, documentários e filmes de animação sobre o tema da ecologia, turismo e vida. O festival está aberto não apenas para filmes feitos por autores nativos, mas também para autores de todo o mundo. O programa a seguir consiste na exposição fotográfica (o tema é “Objetivo (s)”), que também é de natureza competitiva e será realizada de 30 de agosto a 5 de setembro de 2024.
CONCURSO DE FOTOGRAFIA
Os organizadores do Short Cut Festival organizam uma exposição de fotografias intitulada “Objetivo (s)” no programa anexo, convidando todas as pessoas interessadas a participarem da exposição, fotografias com informações pessoais e contatos enviados em shortcutfest@ gmail.com com uma indicação para um concurso fotográfico “Short cut”, de 17 a 31 de maio de 2024. Os autores de fotos da competição podem enviar no máximo 10 fotos, o tamanho da página mais longa de fotos digitais aceitáveis não pode ser inferior a 3.000 pixels, o tipo de arquivo só pode ser jpg, ou seja, jpeg e o tamanho máximo do arquivo não deve exceder 20 MB.
Uma exposição de fotografias selecionadas para a competição será realizada de 30 de agosto a 5 de setembro de 2024.
The International “Festival International du Film Panafricain” (FIFP) in Cannes is a platform that exhibits cinema and its professions, arts and entrepreneurship, as well as innovation, culture and events.
The FIFP was created and founded by Mr. Eitel Basile NGANGUE EBELLE and the “Association Nord Sud Développement, agréée jeunesse et Education Populaire Ministère de la santé, de la jeunesse et des sports n° 06514”.
As a driving force behind the PanAfrican Cinema and Arts industry, the Festival is constantly seeking specific solutions for the development of PanAfrican Cinema and Arts.
With a booming Pan-African market (from Africa to the Americas through the Caribbean, Europe and Asia), the Festival benefits from expertise in the development of cinema and Fashion as well as the development of cultural affairs.
Since its creation in 2006, the DIKALO AWARDS (meaning « message » in the Cameroonian language Douala) has been awarded by a professional jury for the best short and feature films (fiction), the best long and short documentaries, the Dikalos Peace Award, as well as the best actor and actress awards.
The FIFP is a felt moment. It is a unique experience where PanAfrican cinema and African cultures and those of its diaspora around the world are the central focus. An exceptional energy is felt.
Since 2018, the FIFP in Cannes has included along with its projections, a market: the Entrepreneurship Salon for Culture and Well-Being. The objective is to enhance the economy of PanAfrican cinema.
A few years from now, the market which features pan-African arts will generate considerable sums. « Tomorrow is now ». This enormous potential must be brought forward into the light.
Such an “active dream” is an ideal that has made Africans and their diaspora what it is today. This was Mandela’s and Obama’s vehicle, as well as many others…
Pan-Africanism is an aggregate of universalism. It contains all of the lights, those of ancient Egypt and those of the future. In short, a constant beauty.
Somos um festival dedicado exclusivamente à técnica de Time Lapse e Stop Motion. Começamos em 2012 e já somos um Festival de referência. O festival é organizado pela SOCUMO (Sociedad Cultural Molinesa), uma associação cultural sem fins lucrativos que, através de atividades como este festival, promove a criatividade, a cultura e, ao mesmo tempo, torna a nossa região mais conhecida. Este Festival começou por exibir o trabalho de um de nossos membros, juntamente com outros amigos que compartilhavam o mesmo interesse em timelapse. Acabou por ser um sucesso tal que na 2ª edição decidimos torná-lo uma competição. Recebemos entradas de todo o mundo. Todos os anos tentamos melhorar este festival a partir dos experientes reunidos. Nossos melhores embaixadores são os participantes de edições anteriores, pois eles podem atestar a experiência. Queremos fazer um festival de referência nacional e internacional de Time Lapse e Stop Motion, e dar a conhecer a nossa cidade, Molina de Aragón (Guadalajara, Espanha) Esperamos vê-lo!
Curtas-metragens de humor e comédia.
8 categorias
- Melhor curta-metragem de comédia
- Melhor curta-metragem de acordo com o público
- Melhor curta-metragem
- Melhor atriz
- Melhor ator
- Melhor Cinematografia
- Melhor Roteiro
- Melhor trilha sonora original
FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE SAN BENEDETTO (termos, regras, prêmios e motivações podem ser traduzidos em 22 idiomas visitando nosso site https://www.sanbenedettofilmfest.it)
“MAGICSCREENPLAY” (Termos, regras, prêmios e motivações podem ser traduzidos em 22 idiomas visitando nosso site https://www.sanbenedettofilmfest.it/magic-screenplay/)
Construímos um festival em total liberdade, sem nenhum condicionamento externo. Uma competição internacional de curtas-metragens. Uma janela para o cinema de um ponto de vista privilegiado: a cidade de San Benedetto del Tronto. Nascido em 2017, o SBFF se tornou um dos principais eventos internacionais da Riviera Adriática e da região de Piceno. Os eventos acontecerão na Palazzina Azzurra em San Benedetto del Tronto (AP) na Viale Buozzi 14.
“MAGICSCREPLAY” - (Evento colateral ao FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE SAN BENEDETTO) nasceu da necessidade de combinar as belezas cênicas, arquitetônicas e naturais da região de Marche em sincrasia com a necessidade cultural, social, patrimonial e de identidade dos lugares e dos recursos humanos e profissionais que deles provêm, evoluem e esperam uma expansão cada vez maior de treinamento, habilidades e habilidades.
O Concurso nasceu dentro de uma estratégia de descoberta e promoção de talentos emergentes nacionais e internacionais e representa o contexto exclusivo para selecionar, por meio de um Júri de Qualidade, o melhor pitch, com um tema predefinido, a ser declinado em um roteiro consequente.
Após a seleção, aquele considerado com melhor desempenho será desenvolvido por meio da criação de um curta-metragem com duração total não superior a 15 minutos, produzido pela Associação de Profissionais Associados de Arte e Gestão “IL SERPENTE AUREO”, em colaboração e com o apoio da FILM COMMISSION MARCHE, da REGIÃO DE MARCHE e sob o patrocínio da cidade de San Benedetto del Tronto.
VISÕES DO ARTISTA - VISÕES DO MUNDO
- “Não há forma de arte como o cinema para atingir a consciência, sacudir as emoções e alcançar as salas secretas da alma” Ingmar Bergman
- “A vida nas profundezas é completamente diferente da vida na superfície e tem aspectos misteriosos e aterrorizantes” Dario Argento
- "Eu não sou um artista, mas um artesão” “O coração deve mediar entre o cérebro e as mãos” Fritz Lang
- “Eu roubo de cada filme já feito. Se eu gosto das coisas, eu as misturo. E se as pessoas não gostarem, então não vá ver... Eu roubo de tudo... Grandes artistas roubam, não fazem homenagens” Quentin Tarantino
- "Não importa para onde o mundo vá, mesmo que eu não saiba falar uma língua estrangeira, não me sinto deslocado. Eu penso na terra como minha casa. “Akira Kurosawa
- “Um elemento essencial de toda arte é o risco...” Francis Ford Coppola
- "O cinema é um modo de expressão que permite expressar todas as nuances de uma coisa e seus opostos...” Catarina Breillat
- "Ao contrário de todas as outras formas de arte, o cinema é capaz de capturar e renderizar a passagem do tempo, de pará-lo quase para possuí-lo no infinito. Eu diria que o filme é a escultura do tempo. “Andrei Tarkovsky
- "Sou apenas um contador de histórias e o cinema parece ser meu meio. Gosto porque recria a vida em movimento, a aprimora... é minha maneira de contar uma história. “Federico Fellini
- “A arte do cinema só pode realmente existir através de uma traição altamente organizada da realidade” François Truffaut
- “Eu trabalho com meus sonhos ou pesadelos” David Cronenberg
- "Se eu não consigo fazer os personagens falarem, então eu desisto" Quantin Tarantino
- "O poeta estende a mão para nos conduzir além do último horizonte, além do topo da pirâmide, para aquela terra que se estende além do verdadeiro e do falso, além da vida e da morte, além do espaço e do tempo, além da razão e da fantasia, além do espírito e da matéria.” Alejandro Jodorowsky
- “O cinema é a 'única forma de arte em que as obras se movem e o espectador permanece imóvel” Ennio Flaiano
- "O cinema é uma indústria cultural. Fazer filmes também significa assumir uma responsabilidade social e moral. Portanto, não devemos produzir o que podemos vender, mas vender o que queremos produzir” Franco Cristaldi
- “Acho que escandalizar é um direito...” Pier Paolo Pasolini
- “Atuar é ouvir...” Pupi Avati
- "Acho que o passado afeta a capacidade de contar histórias” Joel Coen
- "O cinema é lindo se consegue ler a realidade" Ettore Scola
- "O cinema consiste em duas coisas: uma tela e cadeiras. O segredo está em preencher os dois "Roberto Benigni