FESTIVAL DE CINEMA BIOLÓGICO (2025)
A biodiversidade agrícola e ambiental é um tesouro inestimável que nos é confiado proteger para as gerações futuras. Ela desempenha um papel fundamental não apenas na preservação dos ecossistemas, mas também na formação de nossa cultura, economia e gastronomia. O Bio Film Festival, agora entrando em sua terceira edição em 2025, se dedica a aumentar a conscientização sobre a importância da biodiversidade e incentivar ações para sua proteção.
A edição deste ano se concentrará na regeneração ecológica como tema central. Por meio de uma coleção de filmes que exploram as muitas dimensões da biodiversidade — seja o delicado equilíbrio da natureza, o impacto das mudanças climáticas ou soluções inovadoras para a agricultura sustentável — o festival promoverá conversas importantes e inspirará responsabilidade coletiva. O evento continuará sendo uma homenagem à natureza e uma celebração da colheita, enfatizando a conexão vital entre o meio ambiente e o bem-estar humano.
Realizado na deslumbrante província de Belluno, situada entre as Dolomitas (Patrimônio Mundial da UNESCO), o festival acontecerá na vila de Sospirolo. Aqui, um teatro ao ar livre exclusivo preparará o cenário para uma experiência cinematográfica inesquecível, cercada por paisagens exuberantes que são emblemáticas dos temas do festival.
O Bio Film Festival 2025 contará com uma variedade de gêneros cinematográficos, incluindo documentários, curtas-metragens de ficção e animações, cada um oferecendo diversas perspectivas sobre biodiversidade e sustentabilidade ecológica. Os filmes servirão tanto como uma reflexão sobre o estado atual do nosso planeta quanto como um apelo à ação para a preservação de sua riqueza natural. Na cerimônia de encerramento, serão concedidos prêmios para Melhor Documentário, Melhor Curta-Metragem e Melhor Filme de Animação, celebrando a criatividade e o impacto dos cineastas que abordam os desafios ambientais.
O logotipo do festival, representando uma criança restaurando a vida em um mundo cinzento desprovido de biodiversidade, simboliza esperança, regeneração e a possibilidade de um futuro renovado. O Bio Film Festival 2025 se destaca como uma plataforma poderosa para promover educação, engajamento criativo e ação para preservar os diversos ecossistemas e o patrimônio agrícola do nosso planeta.
CARAMBA! UM FESTIVAL DE CINEMA MUITO BOM
Festival de Cinema Independente e Internacional em Paris, GOSH! é dedicado à exibição internacional de curtas-metragens. O festival tem como objetivo trazer para Paris filmes amados em todo o mundo ou novos talentos!
CARAMBA! adora todos os gêneros do cinema independente: curtas-metragens, documentários, animações, qualquer idioma e qualquer gênero aceito. Tudo igual para um bom cinema.
Certificado pelo IMDB e exibido para nosso público habitual, a cada edição GOSH! tenta proporcionar uma experiência única ao público.
- Prêmios certificados pelo IMDB
- O parceiro de mídia “Cinéma des Potes” relatando o evento
- Júri internacional, liderado por artistas conhecidos como Pierre-Emmanuel Barré, Vikash Dhorasoo ou Laura Satana
- Entrevista de texto para os vencedores, em nosso site
- certificado original para vencedores do prêmio
- Feedback individual para todos os filmes em competição
- Legendas em francês de GOSH! (se o arquivo SRT em inglês estiver disponível)
- Um festival muito legal!
PROCESSO
SELEÇÃO OFICIAL
Cada filme é visto e avaliado por um comitê de três pessoas, incluindo os organizadores do Gosh Film Festival: Magali Souart e Fabio Soares.
Todos os filmes são vistos pelo comitê, não sendo aceito nenhum “passe de visita”.
Os membros do comitê não podem se envolver de forma alguma em filmes que façam parte da seleção oficial.
JÚRI
O júri é composto por profissionais de TV e Cinema, a lista e o currículo do GOSH! O júri está disponível em nosso site.
O júri vai a Paris e decide sobre os prêmios, exceto o prêmio do público, concedido pelo público.
CARAMBA! Os organizadores do Festival de Cinema não participam do júri e respeitam suas decisões finais.
MEIOS DE COMUNICAÇÃO
CARAMBA! A exibição do Festival de Cinema é coberta pelo nosso parceiro de mídia “Cinéma des Potes” e por várias mídias com credenciamentos especiais.
“Um dos principais festivais de cinema independente do mundo” - The Hollywood Reporter
Classificada entre os 5 melhores festivais de cinema do mundo para filmes independentes pelo crítico de cinema americano Chris Gore em seu estimado “Ultimate Film Festival Guide” e classificada como “Os 25 festivais mais legais do mundo” pela MovieMaker, Oldenburg promoveu seu sucesso com um forte compromisso com o cinema inovador e independente.
“Se há algo que poderia ser considerado a Terra Prometida do Cinema Independente na Europa de hoje, é Oldenburg.” - Accred - L'actualité des festivals de cinéma
Chamada de “Sundance Alemã” pela Variety, Hollywood Reporter e Screen International, entre outros, Oldenburg evoluiu preservando sua atmosfera íntima e seu propósito fundador: celebrar e apoiar as diversas vozes e visões de cineastas independentes, homenagear a criatividade dos artistas dos quais o Festival depende e criar uma experiência única e um ponto de encontro inspirador para cineastas, públicos e profissionais da mídia.
“Oldenburg - conhecida por sua determinação, cinefilia e abertura aos extremos - impressiona com sua programação brilhante.” - GRIP
“Em um setor cada vez mais dominado por franquias baseadas em IP e conteúdo aprovado por algoritmos, o Festival de Cinema de Oldenburg continua abrindo espaço para o tipo de cinema ferozmente pessoal e formalmente ousado que já definiu o cinema independente, mas praticamente desapareceu dos cinemas e do circuito principal de festivais...
É o festival de cineastas mais puro do mundo, sem ego, só cinema” - The Hollywood Reporter, 2025
“Oldenburg prospera como um canal de descoberta.” - Screen International
Além de apoiar a descoberta de novos artistas, Oldenburg sediou estreias alemãs de filmes de cineastas aclamados como Darren Aronofsky, Brian De Palma, Steven Soderbergh, Michael Polish, Johnnie To, Jane Schoenbrun, Parque Chan-wook, Monte Hellmann e Takeshi Kitano, entre outros. Os convidados de honra incluíram Jim McBride, Larry Clark, Philippe de Broca, Andrzej Zulawski, Ken Russell, Jerry Schatzberg, Radley Metzger, Ted Kotcheff, Phedon Papmichael, George Armitage, Christophe Honoré, Edward R. Pressman, Bruce Robinson, William Friedkin, Ovidio Assonitis e Peter & John Hyperson Todas as pessoas que compareceram ao festival para fazer retrospectivas de seus trabalhos.
“Tão impressionante quanto os filmes foi o próprio festival, que, sob a direção inspirada de Torsten Neumann, combinou a cinefilia inteligente com uma atmosfera descontraída de igualdade democrática.” - Sight and Sound
Nicolas Cage, Seymour Cassel, Keira Knightley, Deborah Kara Unger, Mira Sorvino, Bobcat Goldthwait, Sean Baker, Bella Thorne, Michael Wadleigh, Joanna Cassidy, Luke Wilson, Ben Gazzara, Stacy Keach, Amanda Plummer, Ásia Argento, Lou Diamond Phillips, Keith Carradine, Matthew Modine, Andrea Rau, Tim Blake Nelson, Mattie Do, Noémie Merlant, Jen Gatien e Isild Le Besco estão entre os muitos que compareceram como convidados de honra ou para homenagens em sua homenagem.
“Ao lado de Veneza e Toronto, Oldenburg é considerado um dos festivais de outono mais importantes do cinema independente” - de Telegraaf
“O evento independente por excelência tem a reputação de apresentar o cinema independente de rock'n'roll que desafia os costumes sociais e as convenções cinematográficas com desenvoltura.” - The Film Verdict
Classificado em #1 na Alemanha na lista dos festivais de cinema de outono mais importantes da e pela indústria cinematográfica alemã (Blickpunkt Film) e #3 internacionalmente depois de Veneza e TIFF, Oldenburg é considerado “um dos festivais europeus mais importantes para o cinema independente” (Tagesschau).
“Oldenburg é uma peregrinação para cineastas.” - Die Zeit
Regulamento para Inscrição à Seção de Competição do 8º Festival Internacional de Curtas-Metragens de Jeonju
O Festival Internacional de Curtas-Metragens de Jeonju é um evento anual organizado pelo CineSoop, uma organização sem fins lucrativos do Instituto de Pesquisa de Conteúdo Cultural.
O 8º Festival Internacional de Curtas-Metragens de Jeonju será organizado pelo Comitê Executivo do Festival.
O festival visa contribuir para a diversidade do cinema e da cultura, apresentando curtas-metragens excepcionais da Coréia e de todo o mundo para o público.
A 8ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Jeonju será realizada em Jeonju de 25 a 29 de setembro de 2025.
A Corporação do Festival de Cinema de Santa Fe de Antioquia decidiu, por meio do Festival, transformar o município de Santa Fé de Antioquia em um grande cinema e exibir cinema ao ar livre, sob as estrelas e emoldurado na arquitetura colonial de uma das cidades patrimoniais da Colômbia.
Ao longo dos anos, o Festival de Cinema de Santa Fe de Antioquia buscou aproximar o cinema do público por meio de workshops, conferências, uma exibição central de filmes de acordo com o tema e oficinas de treinamento. Essas atividades são projetadas não apenas para os habitantes do município de Santa Fé de Antioquia, mas também para os habitantes de Medellín e outros habitantes do oeste de Antioquia e, em geral, para estudantes universitários, jornalistas especializados, cineastas em treinamento, críticos de cinema, produtores, cineastas e amantes do cinema que, por vinte e três anos, somam uma média anual de 15.000 participantes do festival.
Você está pronto para mostrar suas habilidades de edição e criatividade?
Estamos convidando cineastas e criadores de conteúdo apaixonados a participarem de uma nova e empolgante competição para identificar e recompensar os editores mais talentosos tecnicamente e visualmente criativos.
Ciclismo de montanha
Capture a emoção das trilhas de várias perspectivas.
Esqui/Snowboard
Mostre suas corridas em declive com ângulos dinâmicos!
Conteúdo estático do blog
De tutoriais de culinária a unboxing, destaque os detalhes de todas as perspectivas.
Conteúdo dinâmico do blog
Quer se trate de viagens, animais de estimação ou música ao vivo, dê vida à sua narrativa com várias configurações de câmera.
Cada entrada deve incluir o seguinte. Lamentamos que quaisquer inscrições que não as incluam não sejam consideradas:
1: Três arquivos de vídeo RAW sincronizados
2: Editar documento da lista de decisões
3: Um vídeo editado finalizado
Visite nosso site para obter todos os requisitos.
Bem-vindo ao Portland Under the Stars, onde a criatividade e a narrativa ganham vida no noroeste do Pacífico! Estamos entusiasmados em apresentar uma plataforma inclusiva e inspiradora para cineastas de todas as origens. Abaixo estão os detalhes de cada categoria de filme, incluindo descrições, regras e prêmios.
O Festival que Roubou o Natal — 13 de dezembro de 2025
Apresentado pelo London Festival of Cinema em colaboração com o Northern Festival of Cinema
Nosso próximo evento é uma celebração especial de um dia de união, narrativa e espírito festivo. O Festival That Stole Christmas reúne vários festivais de cinema em todo o Reino Unido para destacar vozes diversas e espalhar a magia do cinema durante as festas de fim de ano. Realizado em Londres, esse evento único combina o calor do Natal com a emoção do cinema independente, defendendo a união por meio de histórias poderosas.
No Festival de Cinema de Londres, nossa missão contínua é defender o trabalho de escritores e cineastas, e esse objetivo nunca pareceu tão urgente quanto hoje. Nossa competição cinematográfica tem crescido ano após ano, assim como nossos esforços para servir como um caminho para a indústria do entretenimento em constante evolução.
Conhecido como o “Festival dos Cineastas”, o Festival de Cinema de Londres reconhece a importância da narrativa no cerne da produção cinematográfica. Ao celebrar o trabalho dos contadores de histórias — aqueles comprometidos em criar mundos complexos, personagens totalmente formados e perspectivas diversas — o LFOC reforça sua reputação como defensor do criador.
4 RAZÕES PARA SE INSCREVER NO FESTIVAL DE CINEMA DE LONDRES:
O PROCESSO DE SELEÇÃO
Levamos a sério a quantidade de trabalho investido em cada filme. Ao enviar seu trabalho para o LFOC, você está entrando em uma comunidade dinâmica onde novas visões e talentos inexplorados podem florescer. Além do valor da produção, do orçamento e das estrelas, valorizamos o poder de uma história bem contada. A equipe de exibição do LFOC é composta por cineastas, profissionais do setor e funcionários apaixonados pela arte de fazer filmes e pela arte de contar histórias.
AS OPORTUNIDADES DE NETWORKING
O festival é um ponto de encontro para networking, com inúmeras oportunidades de se conectar com os principais players da indústria cinematográfica. Conheça distribuidores, agentes, produtores e colegas cineastas em nossos cinemas, salas de conferências e eventos sociais. Muitos filmes encontram acordos de distribuição e importantes conexões com a indústria são feitas todos os anos em nosso festival.
A CIDADE
Londres é um centro vibrante de criatividade, cultura e inovação. Conhecida por sua rica história, arquitetura deslumbrante e cenário cultural diversificado, a cidade oferece um cenário inspirador para nosso festival. De marcos históricos a restaurantes modernos, há algo para todos nesta capital cosmopolita.
O HUB LFOC
O LFOC não é um festival comum. Além das exibições, o festival é um centro próspero de cineastas e apoiadores. Nossas festas são onde os relacionamentos são estabelecidos e os projetos subsequentes nascem. Não há hierarquia aqui, apenas pessoas apaixonadas se unindo para celebrar a magia do cinema.
NOTA:
A data de notificação listada é a data máxima em que você seria notificado (dezembro de 2025), mas na maioria dos casos, você receberá uma decisão de 1 a 2 semanas úteis após a inscrição.
O Festival de Urganda convida produtores e cineastas mexicanos e internacionais a inscrever seus curtas-metragens para a 3ª edição do Festival, que também contará com música ao vivo e apresentações, que acontecerá de 5 a 6 de julho de 2025.
Esta edição contará com uma seção de competição, onde os filmes estarão em competição. Também contará com uma seção de exposições, focada em promover e mostrar projetos internacionais e nacionais menos conhecidos.
A décima quinta edição do Festival de Cinema Estudantil FENACIES Uruguai abriu suas inscrições em 1º de abril e permanecerá aberta até 10 de junho. Como todos os anos, todos os estudantes de todo o mundo (do ensino fundamental à universidade) podem inscrever seus curtas-metragens de forma totalmente gratuita, que serão exibidos em Montevidéu de 8 a 14 de setembro.
A FENACIES é uma organização fundada em 2011 que começou com o objetivo de criar um festival de cinema específico para jovens, onde a competição seria justa e a criatividade e o esforço destes seriam valorizados.
Inicialmente, o festival foi declarado de interesse cultural pelo Ministério da Educação e Cultura, interesse educacional pelo Conselho de Educação Primária e interesse turístico pelo Ministério do Turismo e Esporte. Além disso, em 2015, a UNESCO o declarou de interesse educacional e cultural.
O principal objetivo do festival é fortalecer a educação audiovisual entre os mais jovens e, através da realização de curtas-metragens, eles possam expressar suas ideias para que possam ver refletidas na tela grande.
Durante a semana, os curtas-metragens selecionados serão exibidos em um cinema público e estadual. No dia 14 de setembro serão anunciados os vencedores na cerimônia de encerramento.
O slogan do festival: “Em uma onda de emoções!” reflete o conceito: o cinema deve evocar as emoções do espectador. O festival prefere filmes que capturem e nos façam rir, chorar, ter profunda empatia. São filmes com uma história forte e cativante.
São considerados curtas-metragens de todos os gêneros (até 40 minutos) e documentários - de todo o mundo.
Todos os anos, três dias inesquecíveis da temporada de veludo à beira-mar aguardam os participantes e convidados do festival. Cinema, emoções, mar, sol e música ao vivo. O festival é realizado na famosa galeria de arte “Green Pyramid”, que fica a poucos passos de Chersonesos - o centro histórico de Sevastopol.
A competição é julgada por um júri internacional.
!!!! PRÊMIO EM DINHEIRO DE 500€!!!!
O Calabria Movie - Festival Internacional de Curtas-Metragens (CMFF) nasceu da ideia de criar um ponto de encontro para fãs de cinema e autores que desejam discutir a importância e as mudanças da sétima arte. O desejo é reunir os autores e representantes do cinema italiano em um festival regional para preservar e dar a conhecer o cinema típico do território, mantendo o interesse pelo cinema internacional.
Não é apenas um festival de cinema, é uma oportunidade de dar espaço à arte em geral e criar espaços para discussão e comparação.
A CMFF decidiu criar uma seção especial com filmes que contam o tema “Retorno”. Haverá um prêmio especial do Júri para o curta-metragem que contará, descreverá e explicará o tema de “Retorno” da melhor maneira. A ideia nasceu do desejo de narrar esse sentimento de migração e busca contínua de lar que muitas vezes é protagonista em um território difícil como o da Calábria e que está ligado à cultura clássica e ao mundo ocidental. Para os gregos, os nòstoi, na verdade, são as viagens para voltar para casa depois de uma longa e dolorosa experiência. Mas o retorno também pode ser o ponto de chegada de uma jornada dentro de si mesmo, ou o resultado de experiências únicas, uma série infinita de vicissitudes capazes de marcar e transformar o protagonista nas profundezas da alma. Partindo do significado mais clássico de “Retorno”, é necessário experimentar e contar o tópico de todos os pontos de vista possíveis.
-- ITALIANO --
O Filme da Calábria — Festival Internacional de Curtas-Metragens (CMFF) tem o objetivo de ser um ponto de retorno para apaixonados pelo cinema e autores que abbiano voglia di confrontarsi e discutere sobre a importância e a mudança da semana de arte. Il desiderio è di far convergere gli autori ed i representanti del cinema italiano em um festival de identidade regional que sappia preservare e far conoscere il cinema del territorio, mantendo sempre curiosidade e interesse pelo panorama internacional.
Além disso, um festival cinematográfico é uma ocasião para dar espaço à arte mais em geral e criar espaços de discussão e confronto.
O Festival si rivolge a todos os jovens registos italianos e estrangeiros que realizaram uma curtometragem, dalla libera tematica, com duração máxima de 30 minutos
O Festival Internacional de Cinema Fantástico de Yubari (doravante Yubari Fanta) é realizado em Yubari, Hokkaido, e é organizado e administrado pelo Comitê Executivo do Festival Internacional de Cinema Fantástico de Yubari.
Este festival de cinema se concentra em ficção científica, terror, fantasia, aventura, ação, suspense, animação e outros filmes fantásticos ricos em imaginação e entretenimento.
O objetivo do Yubari Fanta é fornecer um espaço para cidadãos, cineastas e público se conectarem e interagirem, descobrindo e cultivando novos talentos, promovendo o intercâmbio cultural e promovendo o entendimento mútuo entre países em todo o mundo por meio do cinema.
In the early hours of December 24, 1858, a meteorite, the largest recorded to date in Spain, fell in Molina de Segura, a historic, industrial and entrepreneurial town in the Autonomous Community of the Region of Murcia.
This unexpected and lucky collision has become over time one of the hallmarks of the municipality. Giving rise to an amazing legend that still endures. It is believed that the crater left by the meteorite emits a happy, fertile and inextinguishable radiation that explains the disproportionate appearance of artists of all kinds and conditions that today exhibit a relationship, however light it may be, with the locality. Taking this mythological motif as a pretext, 164 years later, “El Meteorito” was born, at the Molina de Segura Short Film Festival. An initiative of the Department of Culture of the Molina de Segura City Council that will form part of the 4th SEMANA MOLINA ES CINE and that its continuity is guaranteed.
Its ultimate purpose is to select six short films that share the same nature as the meteorite, namely: short stories with an indelible impact on the viewer. But first, it intends to become an obligatory and recurring reference for national short films and arouse the interest and price of a public that is not specialized in this cinematographic modality.
In its final section only the six selected short films will participate, which will be endorsed by the physical presence of their own creators.
The theme of the festival, whatever the genre and format of the works that attend the Festival, must be of an eminently social nature.
The Villamayor de Cine European Short Film Festival was born in 2008 in the charming village of Villamayor de Santiago, located in the province of Cuenca. Its main mission from the beginning has been to create a space where short films take center stage and young directors have a chance to shine.
Every August, the festival comes to life through the dedication of a team of over forty young professionals. Under the guidance of its founder, Javier Alonso, they work tirelessly to bring the best of European short cinema to Villamayor de Santiago.
Renowned Spanish actor Jesús Guzmán served as the festival’s Honorary President until his passing in 2023. In his memory, the award for Best Fiction Short Film now bears his name, keeping his legacy alive in the film world.
The festival is hosted by acclaimed actor and presenter Luis Mottola, whose professionalism and charisma add great value to the event. Mottola holds a special affection for Villamayor, and the town, in turn, holds him in high regard. @luismottola
No âmbito das múltiplas atividades apresentadas e organizadas pela Andares: Ações Cinematográficas, temos o prazer de apresentar a quarta edição do nosso Festival de Cinema Contemporâneo. Outra edição curta, cuidadosa e compacta para celebrar a cinefilia no outono peruano.