O Wayuu Film and Video Show nasceu em 2008 como uma iniciativa de jovens cineastas preocupados em não ter espaços para divulgação e exibição de seus trabalhos em La Guajira.
As alianças são feitas rapidamente entre a Organização da Força Feminina Wayuu e a Fundação Audiovisual Jain Wain'juin (Venezuela).
Os jovens cineastas David Hernández Palmar, Miguel Iván Ramírez e Leiqui Uriana, com grande interesse e entusiasmo, exibem seu primeiro ciclo de cinema wayuu nas telas improvisadas de uma parede da cidade de Uribia, iniciando o Festival da Cultura Wayuu Primeiro ciclo da Exposição de Cinema e Vídeo Wayuu. Assim, esse espaço nasceu para promover um intercâmbio em que comunidades, espectadores e público em geral pudessem contribuir criticamente para as conquistas, além de ajudar a reconhecer em nós, como Wayuu, a possibilidade de contar nossas próprias histórias.
O FESOHCURT é, em sua 8ª edição, uma referência nos festivais de curta-metragem, pois contribui para promover o uso do valenciano no cinema. Assim, pelo menos 50% dos curtas-metragens selecionados para esta edição serão em valenciano (ou em qualquer uma de suas variedades dialetais).
O CONOFEST - International (Short) Film Festival é um festival milenar, feminista e multidisciplinar de curtas-metragens escritos e/ou dirigidos por mulheres cobrindo conteúdo balear, nacional e internacional e realizado em Palma, Madri e Barcelona em dezembro de 2022.
O CONOFEST - Festival Internacional (Curta-Metragem) foi criado com o objetivo de exibir, apoiar e divulgar o trabalho de mulheres profissionais do cinema e curtas-metragens femininas e curtas-metragens em nível nacional e internacional.
Um dos principais objetivos do CONOFEST — Festival Internacional de (Curtas-Metragens) é o respeito pela profissionalização da arte e pelo cuidado do artista. Todos os filmes que compõem o festival recebem uma taxa não competitiva para incentivar a produção cinematográfica e o respeito pela indústria de curtas-metragens.
Fifth Edition of the Madrid Integra 7 Arte Film Festival, organized by the Cultural and Audiovisual Association 7º Arte, for the integration of the most disadvantaged groups: Gender violence, Racism, LGTB, Bullying, Disability, Immigration and at risk of Social Exclusion. We accept Fiction and Documentary short films with a maximum duration of 30 minutes.
The awards ceremony for the V Edition will be on November 26, 2021 at 4:30 p.m. in the Artistic Metropol room in Madrid. Translingerie, Artistic Metropol, Vision Media and Beatytech collaborate with the support of the Madrid City Council and the Community of Madrid.
The presenter of the Gala will be the actress and member of the Board of the Association Paula Arjona and the businesswoman and actress Silvia Matos. Likewise, the cash prizes are accompanied by a diploma designed by the artist Paulino Ruano and the music of the festival is composed by Guillermo Ruano.
(Associação de Produção e Distribuição Audiovisual Independente registrada no Registro Nacional de Associações: 1/Grupo Sección: 1/Número Nacional 596006 e registrada no Registro de Empresas Audiovisuais da Catalunha, sob produção audiovisual com o número 2409, estabelecida na Rua Rosellón, 120, 4º 2 ª, 08036 Barcelona.
O objetivo do festival se refere à conscientização dos filtros externos na tela, incluindo a censura (comercial, ideológica, estética), e dos filtros internos de percepção e projeção da tela, incluindo a autocensura. NEFILTRAVANAE KINO é uma exploração da estetização e mercantilização na arte. O próximo objetivo do festival é expor a complexidade, a multiplicidade e a variedade do cinema.
NEFILTRAVANAE KINO é um festival de cinema realizado pelo Short Movie Club, a plataforma para projetos cinematográficos. NEFILTRAVANAE KINO é um festival qualificado para o Prêmio ADAMI Media. A Conferência Internacional de Estudos Cinematográficos é realizada ao mesmo tempo que o festival de cinema. Dessa forma, a teoria e a prática do cinema são integradas no NEFILTRAVANAE KINO.
Originalmente, o festival foi realizado na Bielorrússia, mas devido à repressão política e à postura anti-guerra declarada publicamente, exibições e eventos podem ser realizados em diferentes países. Primeiro de tudo na Lituânia (Vilnius). Por exemplo, o 10º Nefiltravanae Kino aconteceu em Berlim, Vilnius e Helsinque no ano passado. Foram selecionados 63 filmes para 12 programas de filmes. https://shortmovie.club/programmes/10-2024/
O conceito do NEFILTRAVANAE KINO (cinema não filtrado):
PROBLEMA DE ALIENAÇÃO
Vivemos em um mundo de shoppings e multiplexes de cinema. Vemos que o cinema independente e a arte não mercantil vão para a periferia da atenção pública. Atrações primitivas substituem a cinematografia. O público do escape está alienado por trás da tela grande. Portanto, o cinema convencional moderno é parte de uma ferramenta de manipulação que leva à sociedade da alienação. Assim, a tendência é que o cinema independente se torne mais ilegível para o grande público. Devemos entender o contexto do cineasta para entender o cinema independente. É por isso que o conceito NEFILTRAVANAE KINO implica a presença física dos cineastas.
PROBLEMA DE SELEÇÃO DE FILMES
Os cineastas gravam milhões de filmes. E milhares de festivais de curtas-metragens organizam exibições em todo o mundo todos os anos. Em média, vários milhares de filmes são submetidos a um festival de cinema. Portanto, vários bons filmes podem ser negligenciados por qualquer motivo. Muitas vezes, selecionar a probabilidade é como ganhar na loteria. Como resultado, os cineastas ficam sem feedback. É um paradoxo que ninguém possa te ouvir na era da Internet! A cultura dominante prefere atrações e visitas casuais.
Além disso, essa ideia é baseada no problema de seleção de filmes. Talvez não seja surpresa que uma pessoa, ou seja, o diretor do programa, na melhor das hipóteses, ou até mesmo estudantes de escolas de cinema tomem a decisão preliminar de selecionar um filme. A concordância de juízes ou pré-visualizadores é mais rara do que a diferença de formação e gostos. Portanto, a seleção ou o julgamento podem ser unilaterais ou superficiais. Não é ruim, pois o diretor do programa tem bom gosto e sensibilidade estética, é claro. Mas descobrimos outra concepção de “cinema não filtrado”. Nós o comparamos com o método “o melhor dos melhores”. Dessa forma, ajuda a perceber o idioma cinematográfico sem o ditame dos curadores de arte.
CELEBRAÇÃO DO CINEMA INDEPENDENTE
Portanto, o Unfiltered Cinema Film Festival tenta evitar “o melhor dos melhores”, mas não o ignora completamente, com certeza. O festival seleciona seções de ficção, animação, documentário, experimental e realidade virtual. Um júri premia o melhor filme em cada seção. O festival realiza as exibições em cinemas, no Centro Nacional de Artes Contemporâneas e em espaços de arte.
Nosso objetivo é reunir pessoas na arte, dialogar e ser felizes com a comunicação inteligente. Cinema é arte, mas não esporte. O ponto chave do nosso projeto é estabelecer a comunicação entre o cineasta e o público.
Por favor, leia sobre a história do festival através do link para o site do festival. http://shortmovie.club/history/
O Short Movie Club fornece a construção do CineMaVan (consulte https://www.behance.net/gallery/33392769/Cinema-van-Mobile-library-Amphibia).
Cerca de prêmios internacionais ✈ Barcelona ✈ Paris ✈ Amsterdã ✈ Berlim.
Evento independente anual com 4 programas principais para todos os longas-metragens, curtas, documentários, experimentais, comerciais, videoclipes, animações, filmes estudantis, TV, séries e novas mídias. A comunidade internacional avalia as criações de todos os gêneros para servir os louros oficiais da ARFF e certificar os cineastas premiados no final da temporada anual do festival. Assim, todos os finalistas do ARFF serão mencionados várias vezes para aproveitar o melhor de todo o ano. Inscrever-se hoje para participar de todos os 4 programas relacionados ao sistema exclusivo da ARFF International. Inscrições feitas via Festhome estão sendo avaliadas e selecionadas diretamente para o festival anual e participando exclusivamente do Programa Oficial de Certificados. A seleção mensal está disponível em outras plataformas associadas.
Nos vemos por aí e cumprimentos
O PuntoDivistaFilmFestival 2025 é uma competição internacional de prêmios para curtas-metragens não publicados (ou publicados, mas em qualquer caso livres de transferência de direitos autorais) produzidos a partir de 2023, em qualquer idioma (desde que, para aqueles que não estejam em italiano, haja legendas em italiano, a menos que sejam videoclipes).
O Festival tem duas seções:
Curtas-metragens com duração máxima de 20'
Social Cortospot com duração máxima de 3'.
Legendas em italiano são obrigatórias.
O All That Moves International Film Festival chega à sua 5ª edição reafirmando seu compromisso com a diversidade cultural, a inovação no audiovisual e a valorização do cinema independente. Com a proposta curatorial “Novos Olhares, Outros Cinemas”, o festival abre espaço para produções de estúdios e produções independentes que rompem barreiras narrativas, estilísticas e culturais, destacando uma curadoria marcada por filmes de diferentes gêneros, nacionalidades e estilos, alcançando um público amplo e inclusivo
Junto com categorias tradicionais como Melhor Longa-Metragem, Documentário, Animação, LGBTQIA+ e Terror, o festival também destaca e valoriza a diversidade no cinema, com premiações dedicadas a Estudantes, Cinema Feito por Mulheres, Cinema Negro e Cinema Latino. Além disso, o All That Moves foi o primeiro festival no Brasil a incluir uma categoria de premiação dedicada à Inteligência Artificial, reafirmando seu compromisso com a vanguarda tecnológica e a inovação no cinema.
Seja você um cineasta experiente ou apenas começando, nós encorajamos você a inscrever seu trabalho e fazer parte deste evento. Somos o lugar onde novas vozes encontram seu palco.
Na edição anterior, o All That Moves Festival foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, destacando sua relevância cultural e impacto no cenário audiovisual independente. Seguimos firmes na missão de proporcionar um espaço de valorização de produções inovadoras, reafirmando nosso compromisso com a diversidade e a inovação no cinema.
#LeiPauloGustavoSP #tudoviracultsp
O principal objetivo do Festival Internacional de Cinema CHHATRAPATI SHIVAJI é oferecer a oportunidade para cineastas de todo o mundo se destacarem e terem o melhor trabalho selecionado e exibido em uma celebração do cinema, bem como dar aos cineastas uma plataforma de networking entre colegas profissionais e artistas cinematográficos. O CSIFF espera promover esses relacionamentos e ajudar cineastas extraordinários a fazer com que seus projetos sejam vistos pelo público global. O CSIFF une objetivos cinematográficos, culturais e educacionais, além de objetivos inspiradores, apresentando suas descobertas cinematográficas.
Sobre CHHATRAPATI SHIVAJI:
https://en.wikipedia.org/wiki/Shivaji
O CSIFF se dedica a exibir filmes novos e inovadores, ao mesmo tempo em que promove a próxima geração de cineastas. É um forte defensor da mudança social e incentiva a diversidade cultural e o entendimento entre as nações. Ela se esforça para promover a arte cinematográfica de todos os continentes, estimulando o desenvolvimento de um cinema de qualidade e promovendo encontros entre profissionais do cinema de todo o mundo.
O Festival Internacional de Cinema CHHATRAPATI SHIVAJI é dedicado a mostrar o espírito, a paixão e a habilidade dos melhores novos cineastas de todo o mundo para o público em todo o mundo.
Também estamos incluindo e apoiando ativamente não apenas os melhores exemplos do cinema clássico, mas também trabalhos que são experimentais, inovando em novas formas não narrativas e entrando nas videoartes. Todos os filmes serão avaliados à medida que forem enviados, e os melhores em cada categoria serão escolhidos para exibição no festival. Um júri de profissionais do setor verá então os finalistas e escolherá as seleções vencedoras.
Os cineastas que planejam participar devem notificar o festival de cinema o mais rápido possível, para que seus nomes possam ser listados no programa programado no local onde o filme será exibido. https://csiff.buddhafest.in/
LATINUY, Festival Internacional de Cinema Latino do Uruguai, exibe os filmes mais recentes e inovadores (curtas-metragens, ficção e documentários) feitos na Iberoamérica. Inúmeros títulos, diretores e produtores de todo o mundo, atores e atrizes nacionais e internacionais e uma ampla programação de atividades se reúnem anualmente em Punta del Este, o principal balneário uruguaio. O LatinUy, um ponto de encontro clássico para o intercâmbio cultural entre cineastas e entusiastas do cinema, concede vários prêmios, tanto para curtas-metragens quanto para longas-metragens em competição, tanto do júri quanto do público.
4ª edição do Video Arts Convergences Award - Aberto a todos - Todos os gêneros (animação, ficção, documentário, reportagem...)
Tema: “Você tem que viver com uma doença mental!” “
Conscientizar todo o público sobre a realidade das pessoas que sofrem de doenças mentais, compreenda melhor essas doenças, promova obras cinematográficas de qualidade... Esses são os objetivos do Prêmio Convergências de Artes.
Explore temas como: relações sociais - autoestima - visão dos outros - habilidades de enfrentamento - falar sobre sua doença - organização da vida diária - autonomia - dificuldade em administrar o tempo e se projetar - dinheiro - círculo familiar - vida amorosa - gerenciar emoções - percepção e distorção das outras pessoas emoções ou sinais - fundem-se com os outros - esquecimento de si mesmo...
Al Este é um festival que sai do festival francês A l'Est du Nouveau. Presente na Colômbia desde 2018, a missão do festival é promover a cultura cinematográfica da outra Europa, que relegou a circuitos independentes, possuindo no entanto, uma riqueza e tradição inestimáveis. Assim, Al Este - Colômbia busca difundir a filmografia da Europa Central e Oriental em um intercâmbio cultural lucrativo com a América do Sul.
O Cineclube Serra Elétrica promove uma programação plural, realizando sessões não competitivas de filmes de curta-metragens do gênero fantástico (suspense, terror, experimental, drama e Ficção-Científica), todos dirigidos e/ou roteirizados por mulheres.
A primeira edição do Cineclube Serra Elétrica foi realizada com apoio do Coletivo Audiovisual Lageano (CAL). É um grupo formado em 2014 que atua no fomento da produção audiovisual na Serra Catarinense. Formado por diversos artistas, produtores culturais e profissionais locais do setor, o CAL
tem o objetivo de promover ações ligadas à valorização, incentivo e democratização do audiovisual.
O “Festival Cortos para Tiempos largos” é uma proposta de treinamento, criação e circulação de conteúdo audiovisual realizada por jovens colombianos desde 2020 com um objetivo claro: conectar pessoas e histórias. O festival não busca vencedores, é concebido como um espaço de divulgação e visibilidade de produtos audiovisuais, realizado com fins acadêmicos e sem fins lucrativos, onde todos aqueles que desejam fazer parte de uma grande história podem participar.
Considerando a necessidade de promover a cidade de São Paulo como um espaço dedicado à fantasia, ficção científica e horror, o Festival Boca do Inferno (FBI) surge com a proposta de exibição de curtas/longas-metragens, bem como a possibilidade de apresentação de palestras , mesas de discussão, oficinas, exposição de produtos do gênero, lançamentos de livro se apresentações musicais.